César Freitas não se considera demitido da Ordem dos Arquitectos

O bastonário da Ordem dos Arquitectos de Cabo-verdianos (OAC), César Freitas, não se considera demitido das suas funções, alegando que Frederico Hopffer Almada não é presidente da mesa da Assembleia Geral desde 8 de Novembro do ano passado, altura em que renunciou ao cargo.

Segundo o arquitecto César Freitas, o mandato de todos os corpos gerentes da OAC termina com a tomada de posse da equipa saída das eleições do 29 de Outubro, cujos resultados definitivos foram publicados hoje.

“Portanto, agora vamos com a equipa eleita preparar tranquilamente a tomada de posse. E quando houver a tomada de posse todos nós vamos cessar as nossas actividades e vai entrar outra equipa”, assegura o bastonário da OAC, sem indicar todavia a data para a tomada de posse.

Conforme explicou César Freitas, a decisão do arquitecto Frederico Hopffer Almada em abandonar o cargo foi tomada de forma unilateral e é irreversível porque se trata de uma renuncia. Pelo que, avançou o bastonário, Hopffer Almada manteve-se como 'não-presidente' da mesa da AG até o momento em que não conseguiu apresentar uma lista para as eleições.

Perante este cenário de “usurpação das funções do presidente da AG”, como apelidou César Freitas, todas as decisões tomadas e actividades realizadas pela OAC são legais e permanecem em vigor.

“A eleição realizada mantém-se e, inclusivamente, a mesa da AG já fez a deliberação dos resultados definitivos, que foram publicados no site da OAC, enviados aos membros e à comunicação social”, esclarece o bastonário, César Freitas.

César Freitas terá sido demitido por decisão da Assembleia Geral realizada no passado dia 31. Além de Freitas abandonam a OAC todos os membros do conselho directivo. A informação foi avançada segunda-feira, em conferência de imprensa, por Frederico Hopffer Almada.

quinta, 09 novembro 2017 08:49