Enfermeiros do Centro de Diálise do HAN suspendem greve

Os enfermeiros do Centro de Diálise do Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, suspenderam o pré-aviso de greve, prevista para estas quarta e quinta-feira. As partes envolvidas decidiram continuar o diálogo e têm até 3 de Março para encontrar uma solução.

A informação é confirmada pelo Ministério da Saúde, através de um comunicado de imprensa.

Os profissionais de saúde protestavam contra aquilo que consideram de flagrante violação da lei que regula o horário e as escalas de serviço dos enfermeiros pelo novo Conselho de Administração da unidade hospitalar.

Segundo o documento, o Ministro da Saúde e da Segurança Social, o Sindicato Nacional e Democrático dos Enfermeiros (SINDEF) e o Conselho de Administração da unidade hospitalar reuniram-se no final da tarde desta terça-feira, no sentido de discutir a possibilidade de continuarem o diálogo entre as partes.

Neste sentido, segundo a mesma nota, as partes entenderam que é possível prosseguir o diálogo para tentar encontrar a melhor solução.

“Existem propostas sobre a mesa que serão discutidas nos próximos dias; ficou marcado para final do mês um encontro para análise da situação e posicionamento; O Conselho da Administração do HAN e o SINDEF comprometem-se trabalhar no sentido de, até o dia 3 de Março, encontrarem uma solução”, lê-se na nota.

quarta, 15 fevereiro 2017 11:00

• FUNCIONÁRIO HBS 15-02-2017 Reportar

Os principais hospitais de Cabo Verde gastam milhares de contos para liquidar as horas extras (“velas” a noite) aos enfermeiros que também trabalham durante o dia. Para dizer que esses enfermeiros recebem num mês 2 salários; um salário respeitante as 8 horas de trabalho, mais outro salário de “vela”. Ora, se o Governo refere na sua agenda de governação, reduzir o desemprego, porque não contratar enfermeiros desempregados para trabalhar a noite. A verba destinada ao pagamento das “velas”, empregará muitos enfermeiros que poderão exercer as funções a noite. TODOS NÓS DEVEMOS DAR O NOSSO CONTRIBUTO PARA A GOVERNAÇÃO DE CABO VERDE DE FORMA IMPARCIAL E JUSTA.