Jorge Santos quer apoio do Parlamento Africano e da UA na integração dos Estados insulares

Jorge Santos (à esquerda) Jorge Santos (à esquerda)

O Presidente da Assembleia Nacional interveio ontem no fórum anual dos Presidentes dos Parlamentos de África, organizado pelo Parlamento Pan-Africano (PPA) na África do Sul. No seu discurso, Jorge Santos defendeu a definição de uma agenda a nível do PPA para maior integração dos países insulares no continente.

Com o objectivo de oferecer “uma plataforma de diálogo e colaboração entre o Parlamento Pan-Africano e os Parlamentos dos Estados-membros da União Africana”, a conferência resulta do disposto no Protocolo ao Tratado de Criação da Comunidade Económica Africana

O presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, que discursou ontem naquela plenária, referiu que "torna-se imperioso a definição de uma agenda específica a nível do Parlamento pan-Africano e da União Africana para uma melhor e maior integração continental dos Países insulares focalizado na promoção do desenvolvimento  dinâmico e sustentável”.

Jorge Santos garantiu ainda que as instituições nacionais “já deram sinais claros e inequívocos quanto à necessidade da aproximação e integração do nosso país  arquipelágico ao espaço da CEDEAO e ao continente africano”.

Ressaltando o posicionamento geoestratégico dos países africanos insulares, o PAN fez lembrar que estes podem desempenhar “um papel extraordinariamente importante na ligação do continente com diferentes espaços políticos e económicos e na salvaguarda da segurança e combate a tráficos ilícitos diversos”.

A 9ª Conferência dos Presidentes do Parlamentos Africanos, que acontece em Joanesburgo, chega hoje ao seu fim.

sexta, 11 agosto 2017 14:30