Expresso das Ilhas

Switch to desktop Register Login

Opinião

Henrique Teixeira de Sousa é um dos poucos escritores caboverdianos a introduzir um olhar clínico sobre as relações socioétnicas na ficção. Acaba de ser reeditada, pela Academia Caboverdiana de Letras, a sua colectânea Contra Mar e Vento, que inclui o conto “Encontro”, o mais acabado exemplo da abordagem ficcional que ele fez ao problema em questão. No referido conto, o nosso escritor Henrique Teixeira de Sousa pôs a tónica nos conflitos sociais, por meio da narração de uma cena de pancadaria em São Filipe, na ilha do Fogo, provocada pela tentativa de namoro entre um rapaz que não era de…
quinta, 22 junho 2017 06:00
0
O texto que se segue refere-se à apresentação, feita por mim, da mais recente obra de Casimiro de Pina, que teve lugar na ilha do Fogo e que contou com uma grande assistência, da qual se destacava o Sr. Primeiro-Ministro para além de Ministros, Presidentes de Câmara e outras entidades oficiais. O Sr. Presidente da República também esteve presente, na qualidade de apresentador do livro. O texto da apresentação, em referência, será subdividido em duas partes. Neste número publica-se a primeira parte. Gostaria de começar por saudar o senhor Presidente da República pelo prazer e a honra que me dá…
segunda, 19 junho 2017 06:00
1
As fragilidades de Cabo Verde vêm de tempos em tempos dramaticamente à superfície e toda a sociedade queda-se em choque perante as suas consequências, tanto aquelas que  se materializaram como as que poderiam ter-se verificado. Aconteceu na semana passada com o desastre da viatura na ilha do Fogo e a necessidade urgente de transportar doentes em estado grave para o Hospital da Praia. O facto de um ATR da TACV ter deixado de voar para o Fogo pôs a nu mais uma vez as dificuldades  de um país arquipélago em agir de forma efectiva a emergências a qualquer momento do…
terça, 20 junho 2017 08:00
4
No âmbito do “Projecto de Salvaguarda da Presença e Herança Judaicas em Cabo Verde – séculos XIX e XX”, promovido pela Cape Verde Jewish Heritage Project, Inc., com sede em Washington D.C., e parcialmente financiado pela World Monuments Fund, foi feito um levantamento de dados respeitantes aos comerciantes judeus que passaram a residir no arquipélago a partir de meados do século XIX e aos seus descendentes directos, no Boletim Oficial de Cabo Verde, do ano de 1900 até 1974, inclusive. Foram identificados os indivíduos que possuem os apelidos das famílias estudadas, oriundas de Marrocos, de Gibraltar, da Argélia e de…
segunda, 12 junho 2017 06:00
4
O sistema financeiro cabo-verdiano, embora dominado pelo sector bancário, é relativamente desenvolvido, considerando o volume do crédito, a massa monetária e o nível de desenvolvimento dos sistemas de pagamentos. É possível o Estado financiar-se a longo prazo em moeda nacional e, contrariamente ao que acontece muitas vezes mesmo em países desenvolvidos, o crédito hipotecário à habitação praticamente não requer intervenção do Estado. São bem conhecidas as principais falhas do sistema. Há, de uma maneira geral, um défice estrutural de procura de activos de risco, cujo efeito é agravado pelo elevado nível de risco da actividade empresarial na economia cabo-verdiana. Disso…
quinta, 15 junho 2017 06:00
0
O Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, na sua recente visita às ilhas turísticas e, em intervenções públicas tem relevado as questões concernentes ao ‘turismo inclusivo’ e políticas públicas para a resolução de problemas ambientais e sociais resultantes do desenvolvimento do turismo. Daí, por exemplo,  a decisão do governo em consignar a taxa turística para a resolução desses problemas. 1. Com efeito, considero muito oportuno chamar a atenção para um dos mais importantes domínios em que se aplica o conceito de sustentabilidade – destino turístico, sobretudo nos Pequenos Estados Insulares, como é o caso de Cabo Verde, que…
quarta, 14 junho 2017 06:00
0
Na crónica anterior, acompanhámos a viagem de uma delegação desportiva nacional de 14 atletas sub-16 e 6 dirigentes que foram representar Cabo Verde nos Jogos das Ilhas de 2017 na Martinica, uma iniciativa louvável que implicou um grande esforço financeiro para o nosso pobre país. Em comparação, a delegação dos nossos irmãos macaronésios dos Açores era composta por 76 atletas e 19 elementos entre técnicos e dirigentes. Enquanto os Açores participaram em 8 modalidades desportivas, nós ficámos por 3... Estiveram na Martinica 552 jovens de 11 regiões arquipelágicas, o que dá uma média de 50 atletas por delegação. Cabo Verde,…
terça, 13 junho 2017 06:00
13
Várias convenções internacionais entre as quais a Resolução das Nações Unidas 60/147 de 2005 estabelecem o direito das vítimas de atropelos graves dos direitos perpetrados pelo Estado a uma reparação condigna. É um direito que o Estado de Cabo Verde ainda não reconheceu às dezenas de pessoas que durante os quinze anos do regime de partido único foram sujeitas pelas autoridades a abusos, sevícias e torturas. Em Cabo Verde quem goza de uma espécie de direito de reparação  são os reconhecidos por lei como “combatentes” e “ex-presos políticos”. Para estes a lei em vigor desde de Março 2014 enumera regalias…
quinta, 15 junho 2017 08:00
2
  Sendo nós originários das ilhas e vivendo em meios pequenos e, convenhamos, acanhados, onde a relação de parentesco é uma teia emaranhada, por vezes complexa, sem a possibilidade de anonimato e onde a vida e as estórias das pessoas e das famílias são praticamente do domínio público, os leitores são facilmente levados a identificar as narrativas e as personagens de qualquer obra literária, forçando-as e ou colando-as mesmo a pessoas concretas e a factos do seu conhecimento. Chamo a este tipo de personagens de “personagens vivas”, porque autênticas, podendo existir fora da obra e com elas tropeçar-se na rua,…
terça, 06 junho 2017 09:00
0
  Um artigo na revista Economist de 25 de Maio trouxe a público mais um falhanço nas negociações entre a União Europeia (UE) e a África no quadro do estabelecimento dos chamados Acordos de Parceria Económica (APE). Desde de 2012 que a UE tenta assinar pactos regionais para substituir o acordo de Cotonou com os países da África, Caraíbas e Pacífico. Encontrou sempre resistências mas as objecções têm sido maiores na África Ocidental, vindas em particular da Nigéria, e na África Oriental onde a Tanzânia retirou-se das negociações na semana passada. O facto de, segundo artigo da Economist, os acordos…
quinta, 08 junho 2017 08:00
2
Penso que se pode considerar que a homenagem da Câmara Municipal da Praia a Nha Nácia Gomi, no âmbito do festival da Gamboa, falhou por causa da ligeireza na organização da homenagem em si. Para além das falhas apontadas a nível da articulação prévia com a família da homenageada, também não houve estratégia de comunicação que permitisse ao grande público, em casa ou na Gamboa, um melhor conhecimento sobre a vida e obra de Nha Nácia Gomi. Mas também por se terem apresentado apenas celebridades masculinas e não terem trazido ao palco mulheres da tradição oral e grupos de batuku…
sexta, 02 junho 2017 06:54
6
Enquanto a nação crioula cabo-verdiana discutia fervorosa e patrioticamente nas redes sociais e nos media a questão dos vistos dos turistas europeus e a reciprocidade de direitos de circulação, e o país se sobressaltava com a hipótese tornada novela pública do nosso campeão mundial Matchú se tornar espanhol para poder viajar por esse mundo fora e competir, 14 jovens crioulos cabo-verdianos viajavam para a crioula ilha caribenha da Martinica, para aí participarem nos Jogos das Ilhas 2017, um evento desportivo que desde 1997 reúne todos os anos jovens ilhéus de todo o mundo com idades entre os 13 e 16…
quarta, 31 maio 2017 06:52
4
  É comum ouvir-se dizer que os juristas são imaginativos e que os bons juristas são mesmo muito imaginativos. Acredito piamente que a imaginação faz falta a um bom jurista, mas o certo também é que o excesso de imaginação convola-se rapidamente em defeito, pois que exige para a sustentação da tese a hiperbolização de pressupostos ou de efeitos. Indiciar o propósito anunciado pelo Governo de Cabo Verde, de isentar cidadãos europeus de vistos de entrada no país, de inconstitucionalidade material, por ofensa aos princípios de independência nacional, de igualdade entre os Estados e da reciprocidade de vantagens, é, claramente,…
terça, 30 maio 2017 06:49
3
Um sem número de vezes já se ouviu falar em discursos oficiais da necessidade de passar de uma economia de reciclagem da ajuda externa para uma economia baseada na iniciativa privada que dê garantia de sustentabilidade futura. A repetição continuada dessa mensagem e a urgência todas vezes nela posta sugerem que não é tarefa fácil fazer essa transição. E compreende-se porque, como se sabe do adágio popular, “não há almoços grátis”. Assim como indivíduos e grupos podem habituar-se à dependência dos outros e dificilmente conseguem recuperar a sua autonomia e libertar-se definitivamente da pobreza também com maioria de razão o…
segunda, 29 maio 2017 06:47
0
Da varanda da dona Vi eu via o túnel lilás formado pelos jacarandás em flor, ao longo de toda a avenida D. Carlos I.Ela andaria talvez pelos cinquenta anos. Eu pelos sete.Tinha olhos cor de mel, pele acobreada e cabelos lisos. Recordo-me de como passava o tempo a limpar o pó da moldura da foto de um avião antigo pendurada na parede da sala. Certa vez, depois de um funeral, ela serviu-nos chá e bolos, no salão da pensão que ela geria, na Calçada da Estrela. Ouvi quando confessou à minha mãe, «vêm todos morrer à minha casa, amiga, já…
quinta, 25 maio 2017 06:37
0
(O pior que poderá acontecer será o Governo recuar na sua decisão de rever a política de Vistos de Entrada de Estrangeiros em Cabo Verde.)  
terça, 23 maio 2017 06:08
1
Na semana passada o Governo deu o dito por não dito. O custo dessa inversão de marcha foi logo contabilizado em cerca de 45 mil contos anuais a serem permanentemente acrescidos ao orçamento do Estado a partir de 2018. O volte-face do governo surgiu no dia seguinte à ameaça de greve de zelo seguido de greve geral a partir de Junho por parte do sindicato dos oficiais de justiça. Na declaração pública, o governo voltou a afirmar que “é a favor da não generalização do subsídio de exclusividade” mas em vez de ponderar como agir na sequência do pronunciamento do…
quarta, 24 maio 2017 08:08
0

Expresso das Ilhas

Top Desktop version