Expresso das Ilhas

Switch to desktop Register Login

Opinião

A organização, ou o arrumar da casa, como frequentemente se ouve dizer, é facto que sempre nos desafia em miríade de circunstâncias, desde simples caso de alojamento de uma família, até caso de território para acolhimento de uma população, obviamente, já envolvendo muito maior grau de dificuldade, seja na acção de o arrumar e mantê-lo arrumado, seja na adequação ao desejo de alcançar efectivas melhorias nas condições de vida. Desejo este que ora se procura realizar no estado insular cabo-verdiano, que, efectivamente, não se tem revelado tarefa fácil, consequência, em vasta medida, de gestão mal sucedida na tríade de factores…
quarta, 13 dezembro 2017 06:33
0
A TACV continua a marcar agenda política. Na semana passada foi trazida à baila na discussão da proposta do Orçamento do Estado e logo de seguida foi objecto de interpelação parlamentar. A comissão de inquérito ainda está a ouvir antigos gestores e dirigentes políticos e na segunda-feira os Ministros da Economia e das Finanças foram chamados à comissão parlamentar de finanças para prestar declarações sobre os negócios realizados com a Binter e a Icelandair.  Entretanto, a par das incertezas à volta dos despedimentos na empresa, da criação do hub na ilha s Sal e consequente transferência de vários trabalhadores surgem…
quarta, 13 dezembro 2017 08:30
0
No seio de uma família modesta de alfaiates e de músicos, Daniel Alberto Rendall Moreira Monteiro, de nome completo, nasceu em 05 de Setembro de 1947, na Rua da República, na Praia, é filho de João Tavares Monteiro e de D. Clara Maria Rendall Monteiro, esta última natural da ilha de São Vicente e parente próximo do famoso executante de violão, Luís Rendall. Aliás, Daniel teve o privilégio de conhecer de perto o mestre de cordas cabo-verdiano, por volta de 1956, quando aquele, também natural da ilha do Porto Grande, era faroleiro na Boa Vista e costumava deslocar-se à Praia…
quarta, 06 dezembro 2017 06:50
1
Preparei para esta semana uma crónica acerca da cultura itinerante como pretexto para debruçar-me sobre um texto da Carlota de Barros, a nossa poetisa de São Nicolau e da diáspora. Oswaldo Osório. Antes de entrar no texto propriamente dito, em jeito de uma homenagem, queria deixar aqui um Abraço a Oswaldo Osório, o decano dos poetas residentes em Cabo Verde, que no passado sábado, 25 de Novembro, completou a bonita idade dos oitenta. Conheci Vavá e a sua esposa D. Dinah na sessão de lançamento de um livro. Lembro-me bem do dia em que Brito-Semedo me levou a um passeio…
terça, 05 dezembro 2017 06:41
0
O Ministro das Finanças Olavo Correia há dias num encontro com empresários portugueses na cidade do Porto anunciou uma nova Lei Cambial que depois de entrar em vigor em 2018 “vai liberalizar todos os movimentos de capitais de Cabo Verde com o exterior”. Tirando o facto de que a lei ainda não existe – não se sabe oficialmente se a proposta da nova lei cambial foi aprovada no Conselho de Ministros e muitos menos agendada para a discussão e eventual alteração no parlamento – suscitam muitas dúvidas se o simples anúncio de livre movimento de capitais constitui efectivamente um forte…
quinta, 07 dezembro 2017 11:25
1
Todos se queixam: depois dos gravíssimos incêndios do último verão, a prolongada seca afeta os portugueses. As suas consequências irão ter repercussões na economia de Portugal, em recuperação, e provocar um agravamento do seu custo de vida Como em Cabo Verde, a seca aflige Portugal. A situação é de calamidade que atinge mais de dois terços do território continental português, havendo barragens (como a de Fagilde, no distrito de Viseu) que, se não caírem as chuvas, estarão esgotadas em breve. Na emergência, buscam-se soluções para abastecimento dos centros urbanos (com recurso a autotanques e mesmo, no caso dos que se…
terça, 28 novembro 2017 06:18
0
  No equilíbrio das condições de vida neste estado de Cabo Verde arquipelágico, a água, factor estratégico que governa os processos, venha das nuvens sob a forma de chuva, dos lençóis freáticos mais ou menos profundos, seja lá de que outra origem, o desafio que coloca foi sempre para marcar épocas. Já no passado colonial, bem se sabe, por detrás do equilíbrio demográfico esteve uma história de mortandade relacionada com a penúria desse bem precioso, história que o nascente estado soberano veio a contrapor com objectivos e metas, procurando de vez afastar a possibilidade de se repetir os velhos dramas,…
quarta, 29 novembro 2017 06:14
2
A comunicação social esteve em debate ontem num fórum presidido pelo Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva. O tema era Serviço Público da Rádio e Televisão mas, como seria de esperar, a questão do papel e da sustentabilidade dos órgãos privados da comunicação social foi trazido à baila. Logo nas intervenções iniciais o Governo apressou-se a anunciar a sua nova lei de incentivos e os 15 mil contos orçamentados para a imprensa escrita e órgãos digitais ao mesmo tempo que deixava no ar promessas de futuras progressões nesse montante e também de benefícios em noutros domínios como a formação. Quanto à…
quinta, 30 novembro 2017 08:11
0
“E ele vai baloiçando como um mastro Aos seus ombros apoiam-se as esquinas” – Sophia de Mello Breyner Dobrada a “Esquina do Tempo”, o cronista decidiu ser marinheiro de “Falucho”, criar um novo projecto de escrita e viajar pelos mares das ilhas à procura de estórias e de fixar hábitos e costumes das suas gentes. É que os faluchos, que faziam trafego entre as ilhas, guardam no seu bojo lendas e estórias que valem a pena recordar e partilhar. É disso e muito mais que se irá falar neste novo espaço. À memória do Mestre Apolinário e do Falucho “Belmira”   Soprando…
quinta, 30 novembro 2017 06:58
5
Qual será o fator mais importante para o sucesso de um sistema educativo? Serão os alunos? Serão as instalações e os equipamentos? Serão os livros e manuais? Ou serão os professores? Quase todos responderão, e com um nível de consenso elevado, que um sistema educativo de qualidade implica que haja, antes de tudo o mais, professores devidamente qualificados e comprometidos com a ética que deverão ser complementados com livros e manuais atualizados e adaptados à realidade, alunos dedicados e infraestruturas e equipamentos adequados. Infelizmente, nos últimos tempos, a discussão sobre os erros nos manuais escolares do ensino básico obrigatório e…
quarta, 22 novembro 2017 16:57
0
Nas duas crónicas anteriores defendemos uma visão do desenvolvimento das ilhas do Norte de Cabo Verde, como uma região que deverá apostar num turismo de alto valor acrescentado, consubstanciado no conceito de Riviera Crioula, com a cidade do Mindelo e a ilha de São Vicente como epicentro dessa estratégia de marketing para atrair as classes altas dos mercados emissores, inspirando-se em certa medida no desenvolvimento de cidades como o Mónaco, Cannes ou Saint-Tropez que constituem os centros urbanos que se destacam por exemplo na Riviera Francesa, na zona da Côte d’Azur. Como seria de esperar estes conceitos e a previsão…
terça, 21 novembro 2017 06:22
1
 Quem por estes dias passar pelo interior destas ilhas ou visitar os mercados municipais nas cidades não ficará indiferente perante os múltiplos impactos do drama da seca que está a assolar o país este ano. Um cenário desolador. A preciosa carne de vaca, que há poucos meses andava à beira de mil escudos, está agora à venda a preço de saldos, oscilando entre quatrocentos e quinhentos escudos. Em proporção inversa, houve uma subida drástica quanto aos preços dos produtos hortícolas, cada vez mais escassos, desde cenoura, tomate, abóbora, pimentão ou batatadoce. Na face dos produtores agrícolas, criadores de gado, vendedeiras…
quarta, 22 novembro 2017 06:21
1
Seria inimaginável que um dia, um Presidente da Câmara de um município de um país desenvolvido, por uma infelicidade qualquer da vida, perdesse o juízo e resolvesse arranjar um projeto que destruísse o simbolismo histórico, a força identitária e a grandeza de um edifício e espaço como o do ex-Consulado Inglês.  Os protestos vindos dos vários sectores da Sociedade Civil seriam tantos que o homem acabaria por pedir demissão porque ficaria sem condições morais para governar. Aqui entre nós, o Governo que tem responsabilidades na conservação do património histórico não toma posição, os Deputados ficam mudos e calados, os intelectuais…
quinta, 23 novembro 2017 06:19
2
  2017 já está a perfilar-se como um dos anos terríveis de seca. De acordo com as declarações à imprensa do ministro Gilberto Silva  pluviosidade neste ano ficou pelos 109 mm quando a média das precipitações no país é inferior a 300 mm. Calcula-se em mais 17.000 as famílias afectadas pela crise gerada pela falta de chuvas que directamente prejudica tanto a agricultura como a criação de gado. Devido à escassez geral, culturas tradicionais de sequeiro não foram feitas, os regadios estão a sofrer com a diminuição drástica de água disponível e o gado sem o precioso líquido fica em…
sexta, 24 novembro 2017 10:16
2
A comemoração dos 100 anos do Liceu de São Vicente acontece ao longo desta semana na cidade de Mindelo, por iniciativa de antigos alunos deste prestigiado estabelecimento de ensino. Na coluna [Re]cortes no tempo, no mês passado, recordámos a celebração do 50.º aniversário do Liceu Nacional de Cabo Verde na cidade de Mindelo. O evento teve larga repercussão no único jornal que em 1967 circulava na colónia – O Arquipélago. O 75.º aniversário foi festejado em Lisboa por iniciativa da Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde, que editou uma brochura que condensa as principais alocuções então…
sábado, 25 novembro 2017 06:22
0
Ontem dia 7 de Novembro, 25 de Outubro no calendário juliano, completaram-se cem anos da revolução russa que, parafraseando o escritor americano John Reed, em dez dias abalou o mundo. De facto depois da tomada de poder em S. Petersburgo pelos bolcheviques comandados por Lenine nunca mais o mundo foi o mesmo. A luta de ideias a que deu origem, opondo o comunismo à democracia liberal e constitucional e a economia estatal à economia de mercado, marcou todo o século 20. Surgiram rivalidades geopolíticas em todos os continentes à medida que revoluções similares eram tentadas e a partir da segunda…
quarta, 15 novembro 2017 08:18
2
O estádio evolutivo da música cabo-verdiana, que resulta de uma síntese reelaborada de culturas musicais de diferentes latitudes em confronto, ao longo da história das ilhas, deve-se, em grande medida, ao valioso contributo de renomados intérpretes vocais, que tão bem souberam projetar além-fronteiras o nome do país, mas, igualmente, ao inegável envolvimento de compositores de nomeada sem os quais a música não teria, seguramente, atingido o patamar que conhece hoje em dia. Em boa verdade, sem se deixar de lado, todavia, a contribuição inestimável de instrumentistas de reputação internacional, a cultura musical cabo-verdiana, um dos veículos proeminentes de expressão da…
terça, 14 novembro 2017 06:16
0

Expresso das Ilhas

Top Desktop version