Expresso das Ilhas

Switch to desktop Register Login

Opinião

Cabo Verde, de um momento para o outro, vê-se misteriosamente coberto por uma espécie de nuvem densa de “pó di terra artificial” provocada simplesmente com o objetivo de cegar a nação, instigar o pânico geral, impedir o Governo de implementar as grandes medidas que vem tomando e inviabilizar os projetos que integram o seu programa, desde cedo assumidos como compromissos e não como simples promessas eleitorais.   Ameaças de greve, algumas sem sentido porque não têm em vista o interesse dos trabalhadores, manifestações estranhas porque dificilmente enquadráveis num estado de direito democrático, enfim, Cabo Verde atravessa um momento especial, fértil para…
quinta, 19 outubro 2017 06:19
0
“A falta de dinheiro é uma dor a que nenhuma outra se compara” (François Rabelais) O dinheiro, enquanto mecanismo privilegiado de troca generalizada e criador de riqueza, constitui-se, sem qualquer margem de dúvida, num valor essencial, em contexto de modernidade, ao mesmo tempo que confere e reforça o poder social, o estatuto e o prestígio e a reputação dos indivíduos, no quadro da economia monetária diferenciada e das relações marcadas por profundas assimetrias e desigualdades de classe. Convenha-se, todavia, que nesse processo de acumulação de riqueza no qual o dinheiro se posiciona, dentro de uma escala convencional, como o maior…
quarta, 18 outubro 2017 06:16
0
O início do novo ano político ficou marcado pelo caso dos manuais escolares que dominou o debate público tanto nos órgãos de comunicação social como nas redes sociais e em outros espaços informais. Os erros flagrantes, as dificuldades do ministério da Educação em se explicar e o protorganismo do primeiro-ministro ao longo do episódio garantiram que a atenção do país nele se fixasse até o momento em que as autoridades cederam e retiraram os manuais com promessa de uma nova edição revista. O incidente, na sequência de outros que têm deixado as pessoas algumas vezes perplexas e outras vezes apreensivas,…
terça, 17 outubro 2017 08:08
0
O Príncipe Alberto II do Mónaco visitou Cabo Verde, recriando uma viagem oceanográfica que o seu antepassado Alberto I tinha feito a estas ilhas em 1901. Apesar deste “link” antigo, as relações diplomáticas entre o Principado do Mónaco e Cabo Verde começaram há apenas 10 meses, segundo noticiou a imprensa local. Pude assistir à cerimónia que decorreu aqui no Mindelo e pude ouvir a real e entusiástica intervenção do Príncipe, que me aqueceu o coração de cabo-verdiano e as minhas esquecidas costelas de biólogo marinho. Posteriormente vi referências na imprensa sobre as possibilidades de cooperação futuras entre o Principado e…
quarta, 11 outubro 2017 06:05
2
Saiu mais um relatório de competitividade publicado pelo Fórum Económico Mundial e Cabo Verde continua entre o grupo dos países menos competitivos do mundo. No ano passado a posição era de 110/137 países e este ano continua no número 110 entre 138 países sendo ultrapassado por países da África subsaariana como o Senegal, o Quénia, as Maurícias e Ruanda. O índice de competitividade de 3.8 registado em 2016 manteve-se em 2017 sugerindo que não houve alterações de fundo nos factores que podiam ter tornado a economia mais competitiva. O maior constrangimento aos negócios continua a ser o acesso ao crédito,…
quarta, 11 outubro 2017 08:03
3
Num restaurante da cidade alentejana de Alcácer do Sal, um homem num fato escuro aproxima-se de duas estrangeiras, sentadas a uma mesa, e, numa delicadeza branda  e nostálgica, inicia uma conversa com elas. O inglês enferrujado de ex-emigrante é suficiente para o indivíduo entabular um diálogo desapaixonado e dar-lhes conta de que trabalhou alguns anos numa fábrica de peixe, na Terra Nova, no Canadá. Elas são holandesas, respondem-lhe com uma remota simpatia, viajam sozinhas por Portugal. Na parede da sala, o jogador Cristiano Ronaldo sorri, triunfante, num poster, com um pequeno troféu metálico entre as mãos. Oiço quando o homem…
terça, 10 outubro 2017 06:30
0
“Para que o mal triunfe, basta que os bons cidadãos fiquem quietos, calados, e sem fazer nada.” Na semana passada, Cabo Verde inteiro manifestou desconforto com a notícia de que 3 (três) agentes da Polícia Nacional andavam envolvidos em assaltos a residências e cometimento de outros crimes, pela ilha de Santiago. Compreende-se a consternação da sociedade civil, posto que não é suposto “Agentes de Autoridade” serem apanhados em actos de banditismo. As chefias tentaram, e bem, tranquilizar a população, anunciando que os infractores estavam bem identificados e tratava-se de uma minoria insignificante dentro da generalidade da Corporação Policial, o que…
quarta, 04 outubro 2017 06:00
6
Em 28 de Setembro de 2009, faz precisamente oito anos, por volta das cinco horas, falecia no Hospital Dr. Baptista de Sousa, na sua cidade adotiva do Mindelo, um dos maiores compositores de sempre da música cabo-verdiana, Manel d´Novas, cuja trajetória artística marca, de forma decisiva e indelével, a sociedade do seu tempo e o património imaterial das ilhas que o viram nascer. Talentoso poeta-trovador e criador de uma obra musical que, pela sua dimensão, ultrapassa as fronteiras nacionais, Manuel de Jesus Lopes, que também respondia por Naiss, ou Sonaize, nasce na ilha de Santo Antão, na localidade de Penha…
terça, 03 outubro 2017 06:00
0
No passado dia 25 de Setembro assinalou-se o vigésimo quinto aniversário da Constituição de 1992. Nesse dia, 25 anos atrás Cabo Verde consagrou com uma nova ordem constitucional a vontade expressa nas eleições de 13 de Janeiro de 1991 de viver em liberdade e em democracia. No novo quadro jurídico político o país tem vindo a construir e a consolidar as suas instituições democráticas merecendo de vários observadores avaliação positiva. Os anos da Constituição têm sido de estabilidade governativa, sem crises institucionais graves e já se verificaram as duas alternâncias no poder que na opinião do cientista político Samuel Huntington…
quarta, 04 outubro 2017 08:00
0
  Arrancou um novo ano lectivo e os votos de uma nova largada na Educação em Cabo Verde são mais uma vez renovados pelas entidades oficiais em várias cerimónias públicas. A enfase este ano é posta na qualidade do ensino acompanhado de apelos à excelência e à inclusão. O ministério da Educação, como de costume, aproveitou para apresentar as suas inovações nos curricula. No ano passado, as novidades foram o alargamento do ensino bilingue e a introdução de cursos de empreendedorismo no ensino secundário. Este ano, para além de se integrar formalmente o pré-escolar no sistema, procura-se focalizar no ensino…
quarta, 27 setembro 2017 09:00
0
No passado dia 15 de Setembro, a ONU celebrou o Dia Internacional da Democracia. Como é sabido, a expansão da democracia liberalrepresentativa no continente africano ocorreu com a chamada “terceira onda de democratização”, que começou em meados dos anos setenta do século vinte. O êxito desta onda de democratização, para o economista e cientista político norte-americano Samuel P. Huntington, consistiu em tornar a democracia liberal predominante em todas as sociedades ocidentais e promover a sua emergência em sociedades ditas não ocidentais. Daí que, de acordo com o autor, o futuro da “terceira onda” residia no alargamento da democracia em sociedades…
quarta, 27 setembro 2017 06:00
3
Na altura em que se comemora o 25.º aniversário da Constituição da Liberdade, da Liberdade de Expressão e da Liberdade de Imprensa, a Esquina do Tempo evoca os 175 anos da criação da imprensa em Cabo Verde (Boa Vista, 24.Agosto.1842) e os 140 anos do Independente, o primeiro jornal cabo-verdiano (Praia, 01.Outubro.1877). A primeira tipografia foi trazida para Cabo Verde em 1842, tendo começado a funcionar nesse mesmo ano a Imprensa Nacional de Cabo-Verde e Guiné. A introdução da imprensa no arquipélago, tal como nas outras províncias ultramarinas, foi uma consequência do Decreto de 7 de Dezembro de 1836, do…
quarta, 27 setembro 2017 06:00
1
A decisão da semana passada da Autoridade Reguladora para as Comunicações (ANAC) em suspender o produto “D´Kel Bom” da CVMóvel suscitou reacções negativas a começar pela própria operadora de telecomunicações que estranhou em comunicado as acusações que estaria a praticar preços abaixo do preço mínimo. Da generalidade dos clientes que já se viam com um pacote apetecível incluindo voz e dados na internet, a reacção veio com particular azedume quando se viram impedidos de aceder ao novo serviço. A ANAC justificou-se realçando o seu papel na defesa do princípio da concorrência e nesse quadro com a preocupação em proteger o…
quarta, 20 setembro 2017 08:00
0
A sociedade cabo-verdiana, produto do encontro de culturas e de povos diferentes e portadora de uma identidade peculiar marcada pela forte presença africana e europeia à qual está ligada umbilicalmente, tem-se submetido, desde o início, a dinâmicos processos de miscigenação e de diferenciação, tornando-a “sui generis” e cada vez mais aberta ao mundo, hoje mais do que nunca. À margem da polémica académica em torno das circunstâncias várias que terão propiciado ou favorecido o processo de mestiçagem e de interpenetração ocorrido nas ilhas, em larga escala, a partir de meados do século XV, a verdade é que o entendimento forçado…
quarta, 20 setembro 2017 06:00
1
Em 2030 a ilha de São Nicolau é uma ilha turística que manteve a sua autenticidade, tendo apostado num turismo de alto valor acrescentado baseado em quatro grandes grupos de segmentos turísticos: Natureza e científico Urbano, cultural e religioso Náutico Lazer, saúde e bem-estar. Esses segmentos turísticos atraem uma clientela das classes altas dos mercados emissores, que procuram a ilha e que permitiu um desenvolvimento do turismo em três vertentes: Turismo hoteleiro – rede de hotéis de pequena e média dimensão; não são permitidas na ilha unidades hoteleiras de grande dimensão para evitar o turismo de massa e o regime…
terça, 19 setembro 2017 06:00
0
Cabo Verde situa-se ao largo da zona tropical do Atlântico Norte na extremidade ocidental da faixa do Sahel. É de modo crítico, ou fascinante, que se anima a hipótese deste arquipélago ter sido conhecido antes das navegações portuguesas do século XV. Para isso concorrem o mistério da Rotcha Scribida na Ribeira da Prata (ilha de São Nicolau), assim como da Pedra do Letreiro na Ribeira de Janela (ilha de Santo Antão). Ambas suscitam controvérsias. Em relação à Rotcha Scribida, aponta-se que poderá ser um simples fenómeno natural, indícios da presença de Jalofos ou até inscrições de piratas. Recorde-se que, no…
quinta, 14 setembro 2017 06:20
10
Como sabemos, a filosofia base do Orçamento do Estado assenta-se na prioridade da despesa sobre as receitas. Ou seja, primeiro calculam-se as despesas dos serviços e órgãos do Estado, as suas responsabilidades e os seus investimentos. Depois, para fazer face a essas despesas, o Estado procura as várias fontes de receita. O recurso ao endividamento público direto deve conformar-se com as necessidades de financiamento geradas pela execução das tarefas prioritárias do Estado, tal como definidas na Constituição da República (…). Da atividade financeira do Estado faz parte movimentação de fundos, quer em Execução do OE, quer através de Operações Específicas…
quarta, 13 setembro 2017 06:08
0

Expresso das Ilhas

Top Desktop version