Expresso das Ilhas

Switch to desktop Register Login

Exclusivo

O embaixador da União Europeia em Cabo Verde acaba o mandato no dia 1 de Setembro. Nestes cinco anos no arquipélago deu-se o impulso à Parceria Especial, assinou-se o acordo da Parceria para a Mobilidade, continuou-se a financiar a ajuda pública ao desenvolvimento, houve remessas extraordinárias para fazer face a catástrofes naturais. José Manuel Pinto Teixeira nunca foi um homem de consensos nem nunca fugiu a falar do que achava que devia falar, por isso mesmo criou polémicas e alimentou algumas inimizades. Na hora da saída, e neste balanço de mandato feito ao Expresso das Ilhas, mais uma vez, não…
sábado, 19 agosto 2017 06:50
0
O presidente do partido União para a Mudança foi ministro da Comunicação Social nos dois últimos governos constitucionais da Guiné-Bissau. Durante a sua estada na Praia, na passada semana, Agnelo Regalla falou com o Expresso das Ilhas sobre a crise que se vive actualmente no seu país. Regalla imputa ao Presidente José Mário Vaz a maior cota parte da responsabilidade na crise político-institucional guineense por desrespeitar o princípio da separação de poderes e querer ser simultaneamente presidente e chefe do governo.
domingo, 13 agosto 2017 06:59
0
 Professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa, especialista em administração do território, o português João Bilhim esteve em Cabo Verde, a convite da Universidade do Mindelo. À margem da conferência que proferiu, falou à Rádio Morabeza sobre a nova ideia de Estado e os desafios do processo de descentralização e regionalização num pequeno país insular.
terça, 08 agosto 2017 06:04
0
Em Cabo Verde há dez anos, no seguimento da liberalização do mercado das telecomunicações, a UNITEL T+ quer dar passos mais ambiciosos, quer crescer a oferta de serviços para o mercado Cabo Verdiano, mas diz-se coarctada pela CVT, que gere as infra-estruturas, diz, tendo sempre em vista os seus interesses retalhistas. Para Paula Carioca, Directora-Geral da empresa detida em 100 por cento pela empresária angolana Isabel dos Santos, este é o momento de viragem que não pode continuar a ser adiado. Mudar o modelo de concessão, considera, é fundamental para o crescimento económico do país.  
domingo, 09 julho 2017 08:00
2
As previsões pluviométricas para 2017 indicam chuvas dentro ou acima da média para Cabo Verde. Boas notícias para a agricultura, muita precaução no que toca à ocorrência de eventualidade causadas pelas chuvas, particularmente nas cidades. Na cidade da Praia, onde se tem vindo a concentrar, de forma acelerada, quase um terço da população nacional e onde a ocupação informal, nomeadamente nas chamadas zonas de risco, é uma constante, os desafios são grandes. Para lhes dar resposta, a Câmara Municipal da Praia elaborou já o Plano Operacional de Emergência – “Época Pluviométrica 2017” (POEP’17), que o vereador António Lopes da Silva…
sábado, 08 julho 2017 07:00
0
Depois de 07 anos de luta pela visibilidade da comunidade e pela não discriminação das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros a Associação LGBT de Cabo Verde aproveitou as comemorações no âmbito do Dia do Orgulho Gay e marcou posição: querem o direito à união de facto e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo reconhecido na lei. A JpD e a JPAI reúnem-se nos próximos tempos com a Associação. Será chegada a hora do debate que faltava?  
sábado, 08 julho 2017 08:00
10
Além de escritor maior e ensaísta, António Aurélio Gonçalves (1901-1984) era um melómano e interessava-se pela Morna. Em Paris, durante os dias que lá esteve em 1981, tive várias conversas com ele sobre a Morna, conversas essas que constituíram a base para o traçar da história da Morna, que alguns anos mais tarde vim a publicar. Embora António Aurélio não fosse músico e não usasse uma linguagem musical técnica, tinha a perceção do folclorista, do literato: intuitiva, observadora, crítica. Devido à sua vasta cultura, o que memorizou é uma fonte importante de estudo. O estudioso português João Freire, que desde…
domingo, 02 julho 2017 06:05
0
A falta de oficialização do contrato de concessão das infra-estruturas continua a ser uma incerteza para a CV Telecom, apesar de haver já um memorando de entendimento, assinado há mais de um ano que prolonga essa concessão por mais 15 anos. Em conversa com o Expresso das Ilhas, José Luís Livramento, PCA da companhia cabo-verdiana de comunicações, não acredita que o governo queira voltar atrás no que já foi acordado.   
sábado, 01 julho 2017 06:43
2
O Professor Doutor Juan Mozzicafreddo do ISCTE-IUL (Lisboa) é um dos docentes do 1º Mestrado em Governação e Administração que está a decorrer no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, onde lecciona o 2º módulo sobre Teoria da Administração. Nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, Mozzicafreddo aborda vários temas da sua especialidade, entre os quais, a modernização, reforma, mudanças e desafios actuais da Administração Pública. Nos dias que cá esteve ouviu falar o crioulo? Sim, no táxi, na recepção e no ISCJS. Entendo muito pouco, mas percebi que é falado por toda a gente. Quando falam devagar alguma coisa percebo. Acho que…
domingo, 25 junho 2017 06:00
0
Território costeiro, situado na África Ocidental e com uma superfície de pouco mais de 36 mil quilómetros quadrados, a Guiné-Bissau tem tudo para dar certo. Recursos naturais, população jovem, tradições culturais e criatividade reconhecidas. O que tem faltado? Aparentemente, lideranças à altura. Nas ruas de Bissau, encontrámos [novas] vozes que nos falam de um país possível.  
domingo, 21 maio 2017 06:34
1
O itinerário biográfico de Baltasar Lopes até 1940, feito por Leão Lopes em Baltasar Lopes – Um homem arquipélago na linha de todas as batalhas, é o primeiro do tipo em Cabo Verde e, enquanto tese académica, fora dos cânones. Esta é uma obra de fôlego que retrata ao pormenor o homem complexo que foi Nhô Báltas.
sábado, 29 abril 2017 06:00
1
Aos 32 anos, Amarisa Lopes de Pina, conhecida como Marisa, tem uma história de vida que impressiona pela capacidade constante de superação. Pisando firme as lavas que lhe tiraram todo o património que levou 15 anos a construir, sobre elas reergueu parte do seu legado. Uma luta titânica contra a natureza que esta empreendedora está determinada a vencer. “Não tenho medo. Se o vulcão voltar a acordar… Paciência. Eu volto a reconstruir. Pode acontecer, porque ele é vivo. E sem ele eu não teria o que tenho hoje. Chã é Chã por causa do vulcão.” Com esta afirmação, Marisa parece…
sábado, 22 abril 2017 06:13
0
Em meados de Março Chã das Caldeiras era notícia por o governo, em comum acordo com as três câmaras municipais da ilha do Fogo, ter decidido pela suspensão das obras de reconstrução no local e proibido por isso a entrada de materiais de construção até que o Plano de Ordenamento de Chã das Caldeiras fosse aprovado. No final desse mesmo mês o Expresso das Ilhas esteve no “ground zero” da erupção vulcânica de Novembro de 2014 e pôde constatar que Chã era ainda um canteiro de obras em pleno funcionamento. Alheios às decisões políticas e administrativas, dezenas de habitantes que…
domingo, 23 abril 2017 06:08
0
Florentino Mendes Pereira foi portador, na semana passada, de uma mensagem do presidente guineense ao seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca. Embora se tenha escusado a revelar o teor da missiva, o ministro deixa entender que se relaciona com a crise política que se vive no país desde 2014. Nesta entrevista, o também Secretário-geral do PRS, a principal força política que suporta o governo em exercício, traz a sua versão dos factos que conduziram ao impasse político actual sem que os sucessivos governos consigam fazer aprovar na Assembleia Nacional Popular guineense os seus programas de governo. Foi portador de uma…
domingo, 16 abril 2017 06:24
0
Funanight. Quatro ideias chegam após a audição deste álbum: o Funaná da dança e da noite, o Funaná debaixo das estrelas num vale romântico de Santiago. Uma procura estética. Uma espécie de alegria catártica. Mário Lúcio emergiu num mundo algo conceptual, acrescentado com a sua visão transcultural. Um Funaná transcendente que engloba a verdadeira noção da World Music: ritmos da África Continental, do Ska, subtilezas da música cubana… Tudo isso aliado a criação de ambientes, voz a ‘capella’ com imaginativa ascendência polifónica, numa prodigiosa ‘imitação’ da gaita e do ‘baixo’. Sabe-se que Mário Lúcio é um produtor artístico de excelente…
domingo, 02 abril 2017 06:43
0
Da escola ‘bravense’, como gosta de dizer, Vuca Pinheiro é um compositor e músico que consolida uma carreira ‘independente’, isto é, traça o seu caminho como artista contando com as suas energias, com o seu talento e com os seus meios financeiros. Embora haja um certa ironia no título de um dos seus Cd’s:’ Fama sem Prubêto’. Ironia ou constatação irónica? Não lhe perguntei isso. Fica a cargo dos seus apreciadores e de uma possível história global da música de Cabo Verde. Global no sentido ‘psicanalítico’. Seja como for, além dos afazeres profissionais que lhe garantem a vida do dia-a-dia,…
sábado, 25 fevereiro 2017 06:36
0
Estas entrevistas foram realizadas em 2004, na cidade da Praia, no âmbito de uma investigação académica. Apesar do desaparecimento físico dos dois ex-presidentes, a actualidade, a exemplaridade e o impacto das suas intervenções justificam, por si sós, esta publicação, passados 13 anos após a sua realização e 26 anos depois das primeiras eleições do Presidente da República de Cabo Verde por sufrágio universal e directo. Agradece-se aos familiares de ambos que foram previamente contactados por não terem apresentado reservas quanto à publicação e partilha destas memórias. Aristides Pereira nasceu em Novembro de 1923, na pacata localidade de Fundo das Figueiras,…
domingo, 19 fevereiro 2017 06:00
2

Expresso das Ilhas

Top Desktop version