Expresso das Ilhas

Switch to desktop Register Login

Exclusivo

Convidado pela Presidência da República de Cabo Verde para falar sobre o legado da Revolução Russa, o político português sublinha o lado positivo da luta bolchevique, sem esquecer também a herança “tenebrosa” do Estalinismo. Para o fundador do Bloco de Esquerda o comunismo teve falhas, mas, defende, o actual capitalismo “selvagem” também não é a resposta. A conversa com o Expresso das Ilhas decorreu antes da conferência no Palácio do Plateau.
sábado, 18 novembro 2017 06:38
11
Com o propósito de dar o país a conhecer aos africanos, o Ministério das Relações Exteriores da Tailândia, através da embaixada do Reino no Senegal, tem promovido viagens para jornalistas de países africanos ao seu território. Desta coube a vez a Gabão, Senegal e Cabo Verde. Durante dez dias, experimentamos o “lado A” da Tailândia. Cultura, história, tradições, gastronomia, atracções turísticas e também as iniciativas dos monarcas e do governo para o desenvolvimento do país. 
domingo, 15 outubro 2017 06:12
1
Político experiente, veste desde o início do ano a pele de diplomata. À frente de uma das mais importantes representações diplomáticas de Cabo Verde, Eurico Monteiro quer revolucionar a prestação dos serviços consulares. Promete emitir passaportes em pouco mais de uma semana, levar o consulado a comunidades distantes da capital e desmaterializar processos. Enquanto isso, garante mais e melhor atenção aos doentes evacuados e prepara a Embaixada para ser o front office da diplomacia económica.
domingo, 15 outubro 2017 06:54
0
Um exemplo magnífico à espera de ser integralmente cumprido. Esta é a Constituição de Cabo Verde na interpretação do professor catedrático jubilado português que se associou ao 25º aniversário da Magna Carta, convidado pelo Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais.
sábado, 30 setembro 2017 06:00
0
Os portugueses (e não só) regressam às urnas no próximo domingo para escolher os representantes do poder local. Tudo somado, entre câmaras, assembleias municipais e freguesias, há listas concorrentes a 3.700 órgãos autárquicos. Preocupados em piscar o olho a todas os eleitores, partidos e movimentos de cidadãos fazem um esforço para ter listas que sejam um espelho, mesmo que baço, da realidade sociocultural das autarquias. Fomos à procura de candidatos cabo-verdianos.
sábado, 30 setembro 2017 06:00
0
O embaixador da União Europeia em Cabo Verde acaba o mandato no dia 1 de Setembro. Nestes cinco anos no arquipélago deu-se o impulso à Parceria Especial, assinou-se o acordo da Parceria para a Mobilidade, continuou-se a financiar a ajuda pública ao desenvolvimento, houve remessas extraordinárias para fazer face a catástrofes naturais. José Manuel Pinto Teixeira nunca foi um homem de consensos nem nunca fugiu a falar do que achava que devia falar, por isso mesmo criou polémicas e alimentou algumas inimizades. Na hora da saída, e neste balanço de mandato feito ao Expresso das Ilhas, mais uma vez, não…
sábado, 19 agosto 2017 06:50
0
O presidente do partido União para a Mudança foi ministro da Comunicação Social nos dois últimos governos constitucionais da Guiné-Bissau. Durante a sua estada na Praia, na passada semana, Agnelo Regalla falou com o Expresso das Ilhas sobre a crise que se vive actualmente no seu país. Regalla imputa ao Presidente José Mário Vaz a maior cota parte da responsabilidade na crise político-institucional guineense por desrespeitar o princípio da separação de poderes e querer ser simultaneamente presidente e chefe do governo.
domingo, 13 agosto 2017 06:59
0
 Professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa, especialista em administração do território, o português João Bilhim esteve em Cabo Verde, a convite da Universidade do Mindelo. À margem da conferência que proferiu, falou à Rádio Morabeza sobre a nova ideia de Estado e os desafios do processo de descentralização e regionalização num pequeno país insular.
terça, 08 agosto 2017 06:04
0
Em Cabo Verde há dez anos, no seguimento da liberalização do mercado das telecomunicações, a UNITEL T+ quer dar passos mais ambiciosos, quer crescer a oferta de serviços para o mercado Cabo Verdiano, mas diz-se coarctada pela CVT, que gere as infra-estruturas, diz, tendo sempre em vista os seus interesses retalhistas. Para Paula Carioca, Directora-Geral da empresa detida em 100 por cento pela empresária angolana Isabel dos Santos, este é o momento de viragem que não pode continuar a ser adiado. Mudar o modelo de concessão, considera, é fundamental para o crescimento económico do país.  
domingo, 09 julho 2017 08:00
2
As previsões pluviométricas para 2017 indicam chuvas dentro ou acima da média para Cabo Verde. Boas notícias para a agricultura, muita precaução no que toca à ocorrência de eventualidade causadas pelas chuvas, particularmente nas cidades. Na cidade da Praia, onde se tem vindo a concentrar, de forma acelerada, quase um terço da população nacional e onde a ocupação informal, nomeadamente nas chamadas zonas de risco, é uma constante, os desafios são grandes. Para lhes dar resposta, a Câmara Municipal da Praia elaborou já o Plano Operacional de Emergência – “Época Pluviométrica 2017” (POEP’17), que o vereador António Lopes da Silva…
sábado, 08 julho 2017 07:00
0
Depois de 07 anos de luta pela visibilidade da comunidade e pela não discriminação das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros a Associação LGBT de Cabo Verde aproveitou as comemorações no âmbito do Dia do Orgulho Gay e marcou posição: querem o direito à união de facto e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo reconhecido na lei. A JpD e a JPAI reúnem-se nos próximos tempos com a Associação. Será chegada a hora do debate que faltava?  
sábado, 08 julho 2017 08:00
10
Além de escritor maior e ensaísta, António Aurélio Gonçalves (1901-1984) era um melómano e interessava-se pela Morna. Em Paris, durante os dias que lá esteve em 1981, tive várias conversas com ele sobre a Morna, conversas essas que constituíram a base para o traçar da história da Morna, que alguns anos mais tarde vim a publicar. Embora António Aurélio não fosse músico e não usasse uma linguagem musical técnica, tinha a perceção do folclorista, do literato: intuitiva, observadora, crítica. Devido à sua vasta cultura, o que memorizou é uma fonte importante de estudo. O estudioso português João Freire, que desde…
domingo, 02 julho 2017 06:05
0
A falta de oficialização do contrato de concessão das infra-estruturas continua a ser uma incerteza para a CV Telecom, apesar de haver já um memorando de entendimento, assinado há mais de um ano que prolonga essa concessão por mais 15 anos. Em conversa com o Expresso das Ilhas, José Luís Livramento, PCA da companhia cabo-verdiana de comunicações, não acredita que o governo queira voltar atrás no que já foi acordado.   
sábado, 01 julho 2017 06:43
2
O Professor Doutor Juan Mozzicafreddo do ISCTE-IUL (Lisboa) é um dos docentes do 1º Mestrado em Governação e Administração que está a decorrer no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, onde lecciona o 2º módulo sobre Teoria da Administração. Nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, Mozzicafreddo aborda vários temas da sua especialidade, entre os quais, a modernização, reforma, mudanças e desafios actuais da Administração Pública. Nos dias que cá esteve ouviu falar o crioulo? Sim, no táxi, na recepção e no ISCJS. Entendo muito pouco, mas percebi que é falado por toda a gente. Quando falam devagar alguma coisa percebo. Acho que…
domingo, 25 junho 2017 06:00
0
Território costeiro, situado na África Ocidental e com uma superfície de pouco mais de 36 mil quilómetros quadrados, a Guiné-Bissau tem tudo para dar certo. Recursos naturais, população jovem, tradições culturais e criatividade reconhecidas. O que tem faltado? Aparentemente, lideranças à altura. Nas ruas de Bissau, encontrámos [novas] vozes que nos falam de um país possível.  
domingo, 21 maio 2017 06:34
1
O itinerário biográfico de Baltasar Lopes até 1940, feito por Leão Lopes em Baltasar Lopes – Um homem arquipélago na linha de todas as batalhas, é o primeiro do tipo em Cabo Verde e, enquanto tese académica, fora dos cânones. Esta é uma obra de fôlego que retrata ao pormenor o homem complexo que foi Nhô Báltas.
sábado, 29 abril 2017 06:00
2
Aos 32 anos, Amarisa Lopes de Pina, conhecida como Marisa, tem uma história de vida que impressiona pela capacidade constante de superação. Pisando firme as lavas que lhe tiraram todo o património que levou 15 anos a construir, sobre elas reergueu parte do seu legado. Uma luta titânica contra a natureza que esta empreendedora está determinada a vencer. “Não tenho medo. Se o vulcão voltar a acordar… Paciência. Eu volto a reconstruir. Pode acontecer, porque ele é vivo. E sem ele eu não teria o que tenho hoje. Chã é Chã por causa do vulcão.” Com esta afirmação, Marisa parece…
sábado, 22 abril 2017 06:13
0

Expresso das Ilhas

Top Desktop version