Expresso das Ilhas

Switch to desktop Register Login

Eitec

A Apple chegou a acordo para comprar a aplicação de reconhecimento de música Shazam por cerca de 400 milhões de dólares.
terça, 12 dezembro 2017 11:38
0
A Samsung apresentou uma tecnologia capaz de criar baterias com 45% mais de capacidade e cinco vezes mais velocidade de recarga do que os modelos tradicionais. Segundo a companhia, a invenção demora apenas 12 minutos para recarregar completamente. Actualmente, as baterias de lítio presentes em smartphones precisam de, pelo menos, uma hora para recuperar a carga. A novidade poderá resultar numa nova geração de telemóveis que duram mais tempo e recarregam rapidamente. A bateria é construída com esferas feitas de grafeno (Graphene Balls), uma das formas cristalinas do carbono. Conhecido pela durabilidade e resistência, o material é também altamente condutor de…
terça, 12 dezembro 2017 06:06
0
Mais de duas centenas de ovos de pterossauros – répteis alados que viveram na Terra na mesma altura que os dinossauros, há milhões de anos – foram encontrados na região de Xinjiang, no Noroeste da China, segundo um estudo publicado na passada quinta-feira na revista científica Science. Antes desta descoberta, poucos exemplares desta espécie eram conhecidos.
segunda, 11 dezembro 2017 06:55
0
O instrumento ESPRESSO, concebido para procurar planetas parecidos com a Terra, capazes de suportar vida, realizou a primeira observação no final de Novembro, informou hoje o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), que participou na sua construção.
quarta, 06 dezembro 2017 15:06
0
Concentre-se na sua boca. Passe a língua entre os dentes e a mucosa das bochechas. Nesses meandros vive a Fusobacterium nucleatum, uma bactéria comum na boca humana associada a infecções das gengivas. Somos, segundo uma velha brincadeira científica, mais microbianos do que humanos: no nosso corpo existem 39 triliões de bactérias e ‘apenas’ 30 triliões de células humanas. E a ciência está apenas a começar a compreender esse complexo mundo microscópico. A última descoberta pode ser importantíssima. Há cinco anos que a comunidade científica suspeita do cada vez mais evidente vínculo entre a Fusobacterium nucleatum e o cancro colorrectal, responsável por 775.000 mortes por…
terça, 05 dezembro 2017 06:47
0
Aceder e publicar o conteúdo que se quer na Internet, sem preocupações de ter autoridades governamentais à espreita, tornou-se mais difícil pelo sétimo ano consecutivo. Há novas leis que autorizam a monitorização do conteúdo e dezenas de países que utilizam “exércitos de influenciadores” para vigiar o debate público e espalhar a versão oficial dos respectivos governos nas redes sociais. A informação surge no relatório de 2017 da Freedom House, citado pelo Público, uma organização não governamental com sede em Washington, EUA, que avalia anualmente o estado da Internet. A China volta a ganhar o título de “país com a pior liberdade…
segunda, 04 dezembro 2017 06:47
0
Há vários anos que Teresa Almeida é investigadora e designer na área dos e-textiles (têxteis electrónicos). Ao longo dos mesmos, os seus projectos foram juntando a questão técnica a outros tópicos sociais, essencialmente ligados ao empoderamento feminino. De visita a Cabo Verde, a designer realizou um workshop sobre e-textiles,  na Uni-CV, e apresentou a plataforma Bitness no Women Summit “Liderança Feminina”, um evento Womenise.it.
sexta, 24 novembro 2017 11:10
0
O regulador alemão diz que os relógios são “usados para espiar”: há pais que utilizam estes dispositivos para ouvir as aulas das crianças, à distância. A autoridade alemã para as telecomunicações anunciou este fim-de-semana a proibição da utilização de smartwatches a todas as crianças. Aos pais, a Bundesnetzagentur pediu que destruam estes equipamentos. De acordo com o portal Gizmodo, esta medida tem como alvo os relógios inteligentes para crianças, que são descritos pela agência como autênticos “equipamentos de escutas”. As escolas já foram notificadas para tomarem atenção aos alunos que estiverem a utilizar dispositivos contemplados neste segmento. “A partir de uma…
segunda, 27 novembro 2017 06:48
0
Um ténue ponto de luz a deslocar-se no céu no último mês de Outubro tornou-se o primeiro objecto interestelar detectado pelos cientistas. Chama-se Oumuamua (nome havaiano para “mensageiro”), a sua cor deve ser vermelha escura e será extremamente alongado – o que lhe dará a forma de um charuto.
terça, 28 novembro 2017 06:48
0
Mais de 500 milhões de chineses utilizam o telemóvel para fazer pagamentos, segundo dados da firma Ant Financial, num fenómeno que está a levar ao desaparecimento das moedas e notas nas principais cidades da China.
quinta, 23 novembro 2017 10:16
0
É o «segundo aviso», 25 anos depois do primeiro: «Em breve será demasiado tarde para reverter esta tendência perigosa” Mais de 15 mil cientistas de 184 países alertaram esta segunda-feira para os riscos de desestabilização do planeta, por falta de acções para preservar o meio ambiente e os ecossistemas. A advertência surge 25 anos depois de um primeiro aviso de uma maioria de laureados com o prémio Nobel, que em 1992 emitiu um “Aviso dos Cientistas do Mundo para a Humanidade”, no qual se dizia que o impacto das atividades humanas na natureza iria provavelmente levar a “um grande sofrimento…
segunda, 20 novembro 2017 06:10
0
Uma equipa de cientistas juntou todas as peças das descobertas feitas sobre Encelado e explica a razão da existência de um oceano líquido nesta lua de Saturno. Saturno tem uma lua que nos tem suscitado interesse há já muito tempo. Chama-se Encelado e é uma pequena bola de 500 quilómetros de diâmetro com um núcleo rochoso e coberta por uma camada de gelo. Além disso, e é isso que faz dela uma lua especial, tem água líquida, uma das condições consideradas essenciais para a existência de vida. Mas o que permite que Encelado tenha um oceano de água líquida? Um…
terça, 21 novembro 2017 06:07
0
A CRISPR permite reparar mutações no RNA relacionadas à anemia e ao diabetes Desde há mais de 3 bilhões de anos, inúmeras combinações e repetições das mesmas quatro letras foram suficientes para dar origem a todos os seres vivos do planeta. Os seres humanos são os únicos que desenvolveram um cérebro capaz de não apenas compreender o funcionamento básico desse alfabeto genético composto pelas quatro bases do DNA – adenina, guanina, timina e citosina, ou A, G, T, C –, mas reescrevê-lo graças à ferramenta de edição genética CRISPR. Isso já está sendo aplicado para corrigir defeitos genéticos em embriões humanos e está…
segunda, 13 novembro 2017 06:41
0
Método inovador de recolha de imagem permitiu descobrir “cavidade” dentro da Grande Pirâmide de Gizé. Cientistas não conseguem, para já, determinar utilidade do espaço.
terça, 14 novembro 2017 06:36
0
Ainda não se sabe se é um asteróide ou cometa, mas o objecto já está a afastar-se de nós a uma velocidade de 44 quilómetros por segundo.
sexta, 03 novembro 2017 14:06
0
Os registos contínuos da concentração de dióxido de carbono na atmosfera começaram em 1958. Desde aí, a curva de Keeling, como é conhecido o gráfico que mostra essa concentração, não tem parado de subir. Em 2016, atingiu-se um valor que a Terra já não conhecia entre há três e cinco milhões de anos.
sexta, 03 novembro 2017 14:02
0
Novo recurso permite compartilhar a localização em tempo real
terça, 31 outubro 2017 06:21
0

Expresso das Ilhas

Top Desktop version