Expresso das Ilhas

Switch to desktop Register Login

Eitec

Após décadas de desenvolvimento, os tradutores automáticos usam agora tecnologia inspirada no cérebro humano. Estamos mais perto de um mundo em que todos se percebem. Ocorreu mais uma batalha entre Homem e máquina. De um lado, quatro tradutores profissionais, do outro, três tradutores automáticos. A competição aconteceu no final do mês passado, na Universidade de Sejong, na Coreia do Sul. Em velocidade, as máquinas pareciam ganhar: enquanto os humanos perdiam tempo a teclar as respostas e a consultar dicionários digitais, os sistemas de tradução do Google, do motor de busca coreano Naver, e da empresa de tradução Systran transformavam blocos…
terça, 21 março 2017 06:48
0
A análise de 204 estudos confirma que a relação entre a obesidade e o risco de ter cancro é clara em vários tipos de cancro. Cólon, mama, ovários, pâncreas são apenas alguns na lista e o risco, dizem os cientistas, é maior com o aumento do peso. Uma revisão de 204 estudos publicados nos últimos anos confirmou a relação entre o excesso de gordura no corpo e o risco aumentado de desenvolver 11 tipos de cancro. O estudo, publicado na revista British Medical Journal, quantifica o risco por cada dez ou cinco quilos a mais, mostrando que quanto mais peso, maior…
segunda, 20 março 2017 06:46
0
A educação do consumidor online, de como utilizar os seus dados, é o maior desafio que Cabo Verde enfrenta no mundo digital. Quem o diz é Paulo Costa, técnico do gabinete de estudos e estratégia da Agência Nacional das Comunicações (ANAC), neste Dia Mundial para a Defesa do Consumidor.
quarta, 15 março 2017 17:03
0
O NRKbeta quer manter na sua caixa de comentários discussões produtivas e construtivas. Para isso, quem quiser comentar (alguns) artigos tem de responder a três perguntas antes de entrar no debate. O site tecnológico da empresa pública de rádio e televisão da Noruega, a NRK, pôs em prática, no último mês, uma nova forma de controlo da utilização feita das suas caixas de comentários. E os efeitos já se começam a sentir. Há três semanas, o NRKbeta publicou uma peça explicativa sobre a proposta de lei que visa a vigilância digital na Noruega. Apesar de o tema ser controverso e capaz de iniciar discussões inflamadas, os comentários ao…
segunda, 13 março 2017 06:07
0
Fósseis de microorganismos cuja idade ascende até aos 4300 milhões de anos foram descobertos no Canadá. Parecidos com bactérias que prosperam actualmente à volta de fontes hidrotermais no fundo dos oceanos, estes vestígios podem representar as provas mais antigas da vida na Terra, anunciou quarta-feira última uma equipa de cientistas.
terça, 14 março 2017 06:58
0
Duas investigadoras portuguesas estão em Cabo Verde para dar formação a estudantes universitários sobre o cancro e as doenças genéticas, duas áreas que pretendem ajudar o arquipélago a melhorar o estudo e o tratamento.
quinta, 09 março 2017 16:08
1
É a primeira vez que se encontram tantos planetas rochosos como o nosso à volta de uma só estrela. Além disso, estão a uma distância dela que permite que a água fique líquida. A descoberta foi anunciada na revista Nature na semana passada. Segundo, Teresa Firmino, editora de ciência do jornal Público, se houvesse telescópios suficientemente potentes para que os nossos olhos alcançassem as superfícies destes planetas, em órbita de uma estrela a 40 anos-luz de distância de nós e talvez já tivéssemos mais certezas para algumas das perguntas. Mesmo para chegar até à descoberta destas “sete irmãs da Terra”, revelada…
segunda, 06 março 2017 06:43
1
Os aparelhos feitos de cartolina funcionam como planadores de precisão, autopilotados e guiados por GPS. Tarefas como transportar vacinas, sangue e outros suprimentos médicos a regiões remotas ou a áreas isoladas devido a catástrofes naturais ou situações de quarentena (com acesso restrito para o pessoal médico e civil) são algumas das missões já confiadas aos drones. Entretanto, o alcance efetivo de um aparelho desses (sua autonomia e capacidade de voo) precisa levar em conta a distância a percorrer até o destino e também no retorno ao ponto de partida. O jornal El País escreve que a construção e complexidade de um drone pode ser  bastante simplificada quando se…
terça, 28 fevereiro 2017 06:53
0
Grande parte do continente encontrar-se-á submersa; a Nova Zelândia é uma das poucas partes à superfície que pertencerá a esta massa continental. A história é parecida com a da Atlântida: um continente perdido debaixo de água. Segundo publico.pt, a diferença é que este é real e tem o nome de Zelândia. O novo continente foi descoberto na zona Sudoeste do oceano Pacífico e tem 4,9 milhões de quilómetros quadrados. Num novo estudo da crosta terrestre, publicado há quatro dias no site da Sociedade Geológica da América (GSA), foi divulgada a existência de uma zona de crosta continental não fragmentada, com critérios que permitem…
segunda, 27 fevereiro 2017 06:44
0
Uma engenheira russa concebeu uma aplicação para replicar quem a usa – e que pode continuar a falar com amigos e familiares depois de a pessoa morrer. Quando o melhor amigo de Eugenia Kuyda morreu num acidente de carro em Moscovo, há dois anos, ela passou horas a reler os SMS, mensagens online, e emails trocados entre os dois. Era a primeira vez que perdia alguém tão próximo. Mais do que as fotografias, eram as mensagens que imortalizavam as expressões, opiniões e peripécias diárias do amigo. A única coisa melhor do que reler mensagens seria voltarem a falar. Não era…
terça, 21 fevereiro 2017 06:00
0
Uma nova vacina contra a malária garantiu protecção total durante 10 semanas em testes realizados em seres humanos, cujos resultados foram publicados esta quarta-feira na revista especializada Nature.
quinta, 16 fevereiro 2017 08:24
0
O telescópio Hubble conseguiu capturar o exato momento da morte de uma estrela. Até agora o fenómeno raramente tinha sido visto pelos astrónomos devido à rapidez em que o evento acontece.
segunda, 13 fevereiro 2017 06:22
0
Investigadores norte-americanos criaram um chip electrónico que pode ser usado como um laboratório de diagnóstico em miniatura pelo preço de apenas um cêntimo, usando uma impressora de jacto de tinta vulgar.
quarta, 15 fevereiro 2017 06:16
0
O jornal francês Le Monde prepara-se para lançar três novas ferramentas de identificação de notícias falsas e teorias da conspiração. A equipa do jornal que se dedica a identificar informações falsas, conhecida pelo nome Les Décodeurs, esteve a analisar mais de 600 sites de modo a poder construir uma base de dados. Esse conjunto de dados vai alimentar três produtos da linha Découdex: um motor de busca, uma extensão para browsers e um bot para o Messenger do Facebook. O lançamento está previsto para Fevereiro. Os 600 endereços que compõem a base de dados do Le Monde são na maioria franceses, mas com alguns destaques internacionais. O Breitbart,…
quarta, 08 fevereiro 2017 06:00
0
  “Isto é o Santo Graal da física de alta pressão”, afirma o físico Isaac Silvera. Uma equipa de cientistas da Universidade de Harvard (EUA) conseguiu comprimir o hidrogénio até ao ponto de ele se transformar num metal, criando um material novo que poderá ser usado como um eficiente condutor de electricidade. A descoberta, publicada na revista Science esta sexta-feira, confirma, pela primeira vez, a teoria proposta pelos físicos Hillard Bell Huntington e Eugene Wigner, em 1935 e que defendia que o hidrogénio podia assumir um estado metálico se fosse exposto a uma pressão extrema. Várias equipas estavam competir para tentar criar…
terça, 07 fevereiro 2017 06:00
0
Uma equipa de quatro investigadores dos EUA desenvolveu um sistema para descobrir os perfis nas redes sociais das pessoas que visitaram um determinado conjunto de páginas, revela o jornal Público. Cientistas nos EUA analisaram o histórico de navegação online de utilizadores anónimos e, na maioria dos casos, foram capazes de perceber qual a conta de Twitter de cada um, de entre os mais de 300 milhões de contas desta rede social. Quando muitas empresas recolhem dados de navegação, frequentemente para mostrar publicidade direccionada, esta investigação vem somar-se a uma longa lista de preocupações sobre a possibilidade de real anonimato online.…
quinta, 02 fevereiro 2017 06:00
0
Com esta descoberta, os cientistas pretendem melhorar e inovar o sistema de diagnóstico deste tipo de cancro, com o objectivo de o detectar a tempo e prevenir mais mortes. Um novo estudo põe de parte a biópsia e revela agora uma maneira mais confortável e menos invasiva de fazer o exame ao cancro da próstata: através de uma ressonância magnética. Um novo estudo, publicado na revista de medicina The Lancet, revela agora uma maneira mais confortável e menos invasiva de fazer o exame ao cancro da próstata: através de uma ressonância magnética. Segundo o The Telegraph, este método, descoberto por investigadores da University…
segunda, 30 janeiro 2017 06:00
0

Expresso das Ilhas

Top Desktop version