Expresso das Ilhas

Switch to desktop Register Login

Eitec

Uma engenheira russa concebeu uma aplicação para replicar quem a usa – e que pode continuar a falar com amigos e familiares depois de a pessoa morrer. Quando o melhor amigo de Eugenia Kuyda morreu num acidente de carro em Moscovo, há dois anos, ela passou horas a reler os SMS, mensagens online, e emails trocados entre os dois. Era a primeira vez que perdia alguém tão próximo. Mais do que as fotografias, eram as mensagens que imortalizavam as expressões, opiniões e peripécias diárias do amigo. A única coisa melhor do que reler mensagens seria voltarem a falar. Não era…
terça, 21 fevereiro 2017 06:00
0
Uma nova vacina contra a malária garantiu protecção total durante 10 semanas em testes realizados em seres humanos, cujos resultados foram publicados esta quarta-feira na revista especializada Nature.
quinta, 16 fevereiro 2017 08:24
0
O telescópio Hubble conseguiu capturar o exato momento da morte de uma estrela. Até agora o fenómeno raramente tinha sido visto pelos astrónomos devido à rapidez em que o evento acontece.
segunda, 13 fevereiro 2017 06:22
0
Investigadores norte-americanos criaram um chip electrónico que pode ser usado como um laboratório de diagnóstico em miniatura pelo preço de apenas um cêntimo, usando uma impressora de jacto de tinta vulgar.
quarta, 15 fevereiro 2017 06:16
0
O jornal francês Le Monde prepara-se para lançar três novas ferramentas de identificação de notícias falsas e teorias da conspiração. A equipa do jornal que se dedica a identificar informações falsas, conhecida pelo nome Les Décodeurs, esteve a analisar mais de 600 sites de modo a poder construir uma base de dados. Esse conjunto de dados vai alimentar três produtos da linha Découdex: um motor de busca, uma extensão para browsers e um bot para o Messenger do Facebook. O lançamento está previsto para Fevereiro. Os 600 endereços que compõem a base de dados do Le Monde são na maioria franceses, mas com alguns destaques internacionais. O Breitbart,…
quarta, 08 fevereiro 2017 06:00
0
  “Isto é o Santo Graal da física de alta pressão”, afirma o físico Isaac Silvera. Uma equipa de cientistas da Universidade de Harvard (EUA) conseguiu comprimir o hidrogénio até ao ponto de ele se transformar num metal, criando um material novo que poderá ser usado como um eficiente condutor de electricidade. A descoberta, publicada na revista Science esta sexta-feira, confirma, pela primeira vez, a teoria proposta pelos físicos Hillard Bell Huntington e Eugene Wigner, em 1935 e que defendia que o hidrogénio podia assumir um estado metálico se fosse exposto a uma pressão extrema. Várias equipas estavam competir para tentar criar…
terça, 07 fevereiro 2017 06:00
0
Uma equipa de quatro investigadores dos EUA desenvolveu um sistema para descobrir os perfis nas redes sociais das pessoas que visitaram um determinado conjunto de páginas, revela o jornal Público. Cientistas nos EUA analisaram o histórico de navegação online de utilizadores anónimos e, na maioria dos casos, foram capazes de perceber qual a conta de Twitter de cada um, de entre os mais de 300 milhões de contas desta rede social. Quando muitas empresas recolhem dados de navegação, frequentemente para mostrar publicidade direccionada, esta investigação vem somar-se a uma longa lista de preocupações sobre a possibilidade de real anonimato online.…
quinta, 02 fevereiro 2017 06:00
0
Com esta descoberta, os cientistas pretendem melhorar e inovar o sistema de diagnóstico deste tipo de cancro, com o objectivo de o detectar a tempo e prevenir mais mortes. Um novo estudo põe de parte a biópsia e revela agora uma maneira mais confortável e menos invasiva de fazer o exame ao cancro da próstata: através de uma ressonância magnética. Um novo estudo, publicado na revista de medicina The Lancet, revela agora uma maneira mais confortável e menos invasiva de fazer o exame ao cancro da próstata: através de uma ressonância magnética. Segundo o The Telegraph, este método, descoberto por investigadores da University…
segunda, 30 janeiro 2017 06:00
0
Mulher foi internada pouco tempo depois de chegar da Índia. A infecção resistiu a todos os antibióticos existentes nos EUA. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano traz a público a história publicada, esta sexta-feira, no site publico.pt  de uma mulher que ocorreu no Verão passado. A americana foi infectada com uma “superbactéria” que resistiu a 26 antibióticos, acabando por perder a vida em Setembro. Esta mulher, na casa dos 70 anos, residente no Nevada, nos EUA, viajou para a Índia em férias tendo regressado no início de Agosto. Poucos dias mais tarde, dia 18, foi internada com o…
quarta, 25 janeiro 2017 06:00
0
O gigante das redes sociais anunciou um novo projecto que pretende promover a literacia noticiosa e diminuir a proliferação de notícias falsas que se espalham na rede. O Facebook vai lançar um novo projecto jornalístico – o Facebook Journalism Project – que tentará combater a proliferação de notícias falsas. O objectivo passa por contribuir para um “ecossistema noticioso saudável”, segundo fez saber Fidji Simo, director de produto, noticia publico.pt. De acordo com a mesma fonte, a rede social líder foi muito criticada por causa da divulgação de notícias falsas, que se suspeita terem contribuído para o resultado das eleições presidenciais americanas,…
segunda, 23 janeiro 2017 06:00
0
Medida não é consensual e obrigará muitos ouvintes a comprarem um adaptador. A Noruega vai começar na próxima semana a desligar os emissores de rádio FM, a tecnologia mais usada para estas transmissões, tornando-se no primeiro país do mundo a fazer a transição para a rádio digital, conhecida por DAB, a sigla do inglês Digital Audio Broadcasting.  O Parlamento norueguês deu luz verde à mudança, com base na melhor qualidade de som proporcionada pela rádio digital, bem como no maior número de estações comportadas. Segundo o publico.pt, a decisão norueguesa servirá de exemplo para outros países que estão a planear transições…
quarta, 18 janeiro 2017 06:00
0
Plataforma de gelo Larsen C tem uma fissura cada vez maior. Um gigantesco icebergue – que deverá ser o maior alguma vez registado – está à beira de se formar na Antárctida. Uma fissura, que vinha a desenvolver-se lentamente nos últimos anos ao longo da plataforma de gelo Larsen C, na Península Antárctica, expandiu-se abruptamente no último mês. Cresceu 18 quilómetros em Dezembro, tendo agora mais de 80 quilómetros de comprimento. Faltam agora só 20 quilómetros para que a quebra ocorra, dizem os cientistas do Projecto Midas, da Universidade de Swansea, em Gales (Reino Unido). “A plataforma de gelo Larsen…
segunda, 16 janeiro 2017 06:00
0
    A investigadora confirmou a existência de matéria invisível no cosmos ao observar o movimento das galáxias. A astrofísica norte-americana Vera Rubin, que confirmou a existência de matéria escura, um dos grandes mistérios do Universo, morreu domingo em Princeton, nos Estados Unidos. Tinha 88 anos. “Vera Rubin era um tesouro nacional na sua qualidade de astrónoma e um exemplo formidável para os jovens cientistas”, declarou o presidente da Instituição Carnegie, Matthew Scott, em comunicado, citado pelo publico.pt. Contratada pelo Departamento de Magnetismo Terrestre em 1965, Vera Rubin interessou-se rapidamente pelos movimentos das galáxias e a sua rotação. Nas investigações…
segunda, 09 janeiro 2017 06:00
0
O desenvolvimento deste tipo de cabo foi possível com recurso a pequenas amostras de diamante. Um novo tipo de cabo elétrico desenvolvido pela Universidade de Stanford, nos EUA, conseguiu criar um cabo com apenas três átomos de espessura apenas observável a uma nano-escala. A descoberta abre caminho para tecido capaz de conduzir eletricidade, assim como várias outras aplicações que estão a entusiasmar a comunidade científica. Se as perspetivas são animadoras, a verdade é que os componentes utilizados neste cabo prometem ser (ainda) proibitivos para a maioria. Para construir este cavo a equipa responsável recorreu a pequenos bocados de diamante, os…
terça, 10 janeiro 2017 06:00
0
Cientistas dizem ter descoberto um rio de ferro líquido no centro da Terra, correndo debaixo do Estado americano do Alasca e da região russa da Sibéria. Essa massa ambulante de metal foi detectada graças aos satélites europeus Swarm - um trio que está mapeando o campo magnético da Terra para entender seu funcionamento. O campo protege toda a vida do planeta contra a radiação espacial. Para os cientistas, a existência do rio de ferro líquido é a melhor explicação para uma concentração de forças no campo magnético terrestre que os satélites registaram no Hemisfério Norte. “É uma corrente de ferro…
segunda, 02 janeiro 2017 06:00
0
O cientista e neurologista António Damásio realçou hoje os benefícios trazidos pela evolução tecnológica e científica, principalmente na saúde, mas defendeu que não podem ser esquecidas cautelas relacionadas com as características dos humanos.
terça, 06 dezembro 2016 06:00
0
Arqueólogos vão examinar centenas de grutas no deserto da Judeia durante os próximos três anos.
quinta, 24 novembro 2016 06:00
0

Expresso das Ilhas

Top Desktop version