Hoje é dia de Expresso das Ilhas. Destaques da Edição 811

Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Fernando Elísio Freire, e o ministro anuncia o novo paradigma para o desporto cabo-verdiano. O desporto vai deixar de ser visto como uma mera actividade lúdica e de lazer e para isso vão ser criadas todas as condições para se tornar num sector de inclusão social, de criação de riqueza e num factor de afirmação de Cabo Verde no mundo. Para alcançar esses objectivos, Fernando Elísio Freire anunciou que ainda este mês vai ser discutida no Parlamento a nova Lei de Base da Actividade Física e do Desporto, seguida da aprovação do Estatuto do Atleta de Alta Competição, do Regime Jurídico das Federações e do Estatuto da Utilidade Pública Desportiva. Nas palavras do ministro, são instrumentos legais que vão moldar e mudar completamente o nosso paradigma em termos do desporto e culminarão com criação do Instituto do Desporto.

Também neste número, Manecas Santos ao Expresso das Ilhas: “Eu não fujo!”. Acusado de um crime que nem entende muito bem qual é, Manecas Santos falou com o Expresso das Ilhas esta terça-feira à noite. Sair da Guiné-Bissau não está nos seus planos, garante. “Não retiro as minhas opiniões, quaisquer que sejam as pressões que eu sofra”.

Concurso de Mini Miss abre debate sobre “adultização” de crianças, é outro dos destaques. A organização de um concurso de beleza em que as candidatas são meninas com menos de 13 anos, divulgado na rede social Facebook onde causou a indignação a várias pessoas, veio levantar questões sobre os limites a ter em conta no que se refere à exposição pública da imagem das crianças e sobre a “adultização” a que alegadamente elas cada vez mais estão sujeitas. Entretanto, o ICCA já veio a público demarcar-se e posicionar-se contra a organização deste evento.

World Generation Week: Patrimónios da Humanidade querem falar a uma só voz. Sítios Património da Humanidade e desenvolvimento sustentável, os laços que se estabelecem com as comunidades, os desafios e as oportunidades que enfrentam, os constrangimentos que os afectam. Todos estes temas estiveram em cima da mesa do Encontro Internacional dos Patrimónios Mundiais da UNESCO – onde Cabo Verde esteve representado pela Cidade Velha – que decorreu de 8 a 10 deste mês em Lamego e Vila Real, no norte de Portugal.

Street Force Motivation: Os bairros na luta contra a violência. Street Force Motivation é, como o próprio nome indica, uma força motivadora que vem das ruas, das zonas da cidade da Praia consideradas mais problemáticas. O projecto percorre os bairros lançando, através da sua página de Facebook, a reflexão sobre os problemas sociais e usando a dança e outras manifestações artísticas e desportivas de rua como instrumentos de promoção da paz. Neste ponto de convergência cultural entre os bairros, que mostra o talentos de jovens das diferentes “zonas”, também não faltam depoimentos sobre quem tendo andado na guerra dos thugs, denuncia o absurdo da violência.

Governo anuncia Fundo Soberano de 100 milhões de euros para apoio às empresas. Para o Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva, será um instrumento que permitirá resolver a reduzida capacidade de poupança interna e as limitações da dimensão dos bancos nacionais, amplificando-se o acesso ao financiamento que o mercado interno nacional não consegue proporcionar, sem desregular o sistema bancário nacional.

No interior, a opinião de Eurídice Monteiro, A lei de feijão-mistura; de Mircêa Delgado, Sociedade civil, estado de direito, economia e governo representativo – repensando a tradição liberal-conservadora no século XXI; e ainda de Manuel Brito-Semedo e de Adriana Carvalho que escrevem sobre o centenário do liceu em Cabo Verde.

quarta, 14 junho 2017 00:43