Hoje é dia de Expresso das Ilhas. Destaques da Edição 803

Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a reportagem: Resistência e Superação em Chã das Caldeiras. Em meados de Março Chã das Caldeiras era notícia por o governo, em comum acordo com as três câmaras municipais da ilha do Fogo, ter decidido pela suspensão das obras de reconstrução no local e proibido por isso a entrada de materiais de construção até que o Plano de Ordenamento de Chã das Caldeiras fosse aprovado. No final desse mesmo mês o Expresso das Ilhas esteve no “ground zero” da erupção vulcânica de Novembro de 2014 e pôde constatar que Chã era ainda um centeeiro de obras em pleno funcionamento. Alheios às decisões políticas e administrativas, dezenas de habitantes que entretanto retornaram ao seu chão já retomaram as suas actividades e refizeram as suas vidas e parte da economia local. Mais estão a chegar. O turismo, a crescer em ritmo acelerado, assim o dita.

Também neste número, Um ano de governo: Entre crises e heranças pesadas. Entre avanços e recuos, crescimento económico e aumento do desemprego, entre novas estratégias e o apagar de projectos antigos, a análise a alguns dos momentos dos primeiros 365 dias do executivo do Movimento para a Democracia, liderado por Ulisses Correia e Silva.

Contas Trimestrais, é outro dos destaques: PAICV alerta para perigo de derrapagem. MpD fala de diminuição do défice. O PAICV afirmou esta terça-feira que as contas trimestrais de 2016, apresentadas pelo governo ao Parlamento, não garantem transparência e podem pôr em causa a sustentabilidade macroeconómica do país. Já o MpD fala da diminuição do défice e um crescimento económico de 3,9 por cento muito superior à média dos últimos cinco anos da governação do PAICV.

Também nesta edição, a entrevista a Herménio Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de São Miguel: São Miguel tem que ser uma alternativa à Praia. Num clima de relacionamento “saudável” com o governo pautado pela solidariedade, Herménio Celso Fernandes pretende fazer da CMSM uma alternativa à cidade da Praia. Agricultura, pesca e turismo são apontados pelo edil como os três pilares de desenvolvimento de São Miguel. Das críticas da oposição, o mais novo presidente de câmara do país apresenta a dinamização económica, o nível de investimento que está a ser feito e a seriedade na gestão como defesa.

I Semana do Sector Privado em Cabo Verde: “Há vontade política, falta pôr em prática”, diz presidente da Câmara do Comércio do Sotavento. O governo, as Câmaras do Comércio do Sotavento e do Barlavento e a Câmara do Turismo vão reunir-se, na próxima segunda-feira. Além da assinatura de protocolos, o encontro vai servir também para se alinharem estratégias para fazer crescer a economia cabo-verdiana. Do lado do poder público, diz Jorge Spencer Lima, há uma abertura nunca antes demonstrada, mas agora é preciso fazer acontecer.

Assistência judiciária: Ministério da Justiça dá 17 mil e 500 contos, Ordem dos Advogados quer mais. O governo anunciou, esta segunda-feira, no Boletim Oficial uma dotação de 17.500 contos para sustentar os custos da assistência judiciária. A Bastonária da Ordem dos Advogados (OACV) de Cabo Verde, Sofia Lima, diz que o valor é “manifestamente insuficiente”, Janine Lélis, ministra que tutela o sector da Justiça, diz que é o valor orçamentado e que o ministério tem pago valores superiores ao orçamentado porque “conseguimos alguma margem em termos de execução orçamental e fazemos o esforço de tentar cobrir dentro daquilo que é a nossa possibilidade”.

23 de Abril, Dia Internacional do Livro : Caminhos para a Leitura. Como são os hábitos de leitura dos Cabo-verdianos? Lêem assim tão pouco como se diz? E que mecanismos podem ser usados para fomentar o gosto pelo livro? Foram estas as questões-base colocadas a várias personalidades ligadas, por diferentes laços, ao livro e promoção da leitura. Em suma: há que repensar a dinâmica que se move em torno do livro, apontam os entrevistados. Ora veja. Boa leitura…

No interior, a opinião de Eurídice Monteiro, Cosmopolitismo crioulo.

quarta, 19 abril 2017 18:49

• OWNED 19-04-2017 Reportar

O Herménio esta a fazer um grande trabalho. Os governantes deveriam por os olhos neste jovem que com mais atos do que palavras vai conseguindo aquilo que poucos conseguem, uma excelente governação. Parabéns.