Expresso das Ilhas

Switch to desktop Register Login

Edição Impressa

Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao Embaixador José Manuel Pinto Teixeira: Cabo Verde tem de continuar a ser visível junto da União Europeia. O embaixador da União Europeia em Cabo Verde acaba o mandato no dia 1 de Setembro. Nestes cinco anos no arquipélago deu-se o impulso à Parceria Especial, assinou-se o acordo da Parceria para a Mobilidade, continuou-se a financiar a ajuda pública ao desenvolvimento, houve remessas extraordinárias para fazer face a catástrofes naturais. José Manuel Pinto Teixeira nunca foi um homem de consensos nem nunca fugiu a falar do que achava que…
quarta, 16 agosto 2017 01:50
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Aruna Handem, Administrador Executivo do NOSi: “Não basta dizer que queremos uma economia digital”. Quais os desafios que se colocam hoje ao desenvolvimento de uma economia digital em Cabo Verde, particularmente a sua sustentabilidade, a cyber-criminalidade, a confiabilidade e robustez do “Sistema” de governação electrónica, a dependência tecnológica, ou a participação do sector privado. E como é que estes estímulos se ligam à aposta que Cabo Verde quer realizar na promoção de uma economia dinâmica, competitiva e inovadora para gerar emprego qualificado e promover as exportações? Para analisar…
quarta, 09 agosto 2017 00:04
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco. Olavo Correia, ministro das finanças, foi ouvido e revelou que na gestão do Novo Banco “havia irregularidades graves” e que os recursos “dos contribuintes estavam a ser delapidados”. Para o governante, os sinais de que o “banco nasceu torto” eram evidentes desde o início e acusou o anterior governo de nada fazer para evitar o descalabro da instituição que acabou com o anúncio, em Março, da sua resolução financeira.   Também neste número, Orçamento Participativo: Porta (entre)aberta à participação cidadã. Pela primeira vez…
quarta, 02 agosto 2017 01:06
2
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Paulo Rocha, Ministro da Administração Interna: Quando o bem ocupa um lugar, o mal não tem espaço. O Governo, no programa para a IX legislatura, assumiu a determinação em desenvolver “uma política de segurança focada no homem, que a aborde de uma perspectiva global e integrada”. Na resolução do Conselho de Ministros nº 75/2016, de 14 de Outubro, o executivo reconheceu como prioritária, a definição de um quadro de medidas de intervenção que possam tocar não apenas nos fenómenos criminais que afectam o País, mas nas suas mais…
quarta, 26 julho 2017 01:22
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Bernardino Delgado, o novo presidente do Conselho Superior de Magistratura Judicial: “Vamos trazer o funcionamento dos tribunais para o centro do debate público”. Promover a formação dos magistrados e funcionários, organizar as secretarias judiciais, fiscalizar a prestação jurisdicional através de um corpo de inspetores, monitorizar de forma regular, a operacionalidade dos tribunais através de dados tratados trimestralmente, dinamizar o sistema de informatização dos tribunais, visando no seu conjunto aumentar a eficácia e eficiência dos tribunais são os grandes objectivos traçadas pelo recém-empossado presidente do CSMJ. A meta, como…
quarta, 19 julho 2017 17:57
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a David Gomes, Presidente do Conselho de Administração da ANAC: Enfrentámos um dos monopólios mais bem montado do mundo. Depois de uma década à frente da ANAC, e com uma vasta experiência prévia na área da regulação e das tecnologias (foi Director Geral das Comunicações, Membro da Comissão Instaladora da Agência Multissectorial de Regulação, Administrador da Agência Multissectorial de Regulação (sectores: água, energia, transportes públicos de passageiros, comunicações, Presidente Interino e Administrador do Instituto das Comunicações e Tecnologias de Informação e Presidente do Conselho de Administração, interino da Agência…
quarta, 12 julho 2017 02:22
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Paula Carioca Directora-Geral da UNITEL T+: O mercado das telecomunicações não tem igualdade nem transparência. Em Cabo Verde há dez anos, no seguimento da liberalização do mercado das telecomunicações, a UNITEL T+ quer dar passos mais ambiciosos, quer crescer a oferta de serviços para o mercado cabo-verdiano, mas diz-se coarctada pela CVT, que gere as infra-estruturas, diz, tendo sempre em vista os seus interesses retalhistas. Para Paula Carioca, Directora-Geral da empresa detida em 100 por cento pela empresária angolana Isabel dos Santos, este é o momento de viragem…
terça, 04 julho 2017 03:14
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a José Luís Livramento Presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde Telecom: Estamos a preparar uma nova CV Telecom e nada será como antes. A falta de oficialização do contrato de concessão das infra-estruturas continua a ser uma incerteza para a CV Telecom, apesar de haver já um memorando de entendimento, assinado há mais de um ano que prolonga essa concessão por mais 15 anos. Em conversa com o Expresso das Ilhas, José Luís Livramento, PCA da companhia cabo-verdiana de comunicações, não acredita que o governo queira voltar atrás…
quarta, 28 junho 2017 02:06
1
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a concertação social: Compromisso para o crescimento e emprego. Governo, sindicatos e patronato assinaram, na segunda-feira, o Acordo estratégico de Médio Prazo em sede de Concertação Social. No documento está prevista a entrada em vigor do subsídio de desemprego e o aumento gradual, até 2021, do ordenado mínimo nacional.   Também neste número, José Luís Jesus reeleito juiz do Tribunal Internacional do Direito do Mar. Membro da instituição há quase duas décadas, e que chegou a presidir entre 2008 e 2011, o diplomata cabo-verdiano diz que os conhecimentos que foi adquirindo…
quarta, 21 junho 2017 01:24
0
  Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Fernando Elísio Freire, e o ministro anuncia o novo paradigma para o desporto cabo-verdiano. O desporto vai deixar de ser visto como uma mera actividade lúdica e de lazer e para isso vão ser criadas todas as condições para se tornar num sector de inclusão social, de criação de riqueza e num factor de afirmação de Cabo Verde no mundo. Para alcançar esses objectivos, Fernando Elísio Freire anunciou que ainda este mês vai ser discutida no Parlamento a nova Lei de Base da Actividade Física e do…
quarta, 14 junho 2017 00:43
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a cada vez mais próxima entrada de Marrocos na CEDEAO. Aquele país do norte de África viu confirmado o seu pedido de adesão à comunidade da África Ocidental e tem uma estratégia por trás: a expansão económica para a África subsaariana. Para isso, contam com uma nova geração bem formada, indústria, parceiros europeus e fundos governamentais. Cabo Verde tinha como objectivo estratégico a exportação de conhecimentos e serviços na área das renováveis para a África Ocidental, mas pode ver-se ultrapassado pelo país do norte do continente.   Também neste número a…
quarta, 07 junho 2017 01:09
1
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com os transportes aéreos. Enquanto ainda se discutem os prejuízos da TACV, as Canárias preparam-se para criar um hub aéreo, antecipando-se assim a Cabo Verde. O arquipélago espanhol está, há um ano, a trabalhar para transformar os seus dois principais aeroportos, para aproveitar as vantagens do seu posicionamento geoestratégico no Atlântico médio.   Também neste número: A repressão de 1977 em São Vicente – Estado continua sem assumir as responsabilidades. Prisões, torturas, mortes. Há 40 anos São Vicente sentiu a mão pesada do Partido Único, mas as origens da violência brutal que…
quarta, 31 maio 2017 02:13
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Ulisses Correia e Silva: Queremos duplicar o rendimento das famílias na próxima década. Um ano depois da aprovação do programa do governo, o Primeiro-Ministro aceitou falar com o Expresso das Ilhas. Mais do que um balanço, é uma conversa sobre uma visão para o país. Que Cabo Verde quer Ulisses Correia e Silva no final deste primeiro mandato e como pensa lá chegar, é o resumo desta entrevista.   Também neste número, a reportagem: CRASDT – Uma história de “lavagem cerebral” e de torturas. Toda a gente a…
quarta, 24 maio 2017 18:07
1
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Óscar Santos, presidente da câmara municipal da Praia: Praia é a cidade mais cosmopolita de Cabo Verde. Óscar Santos só encontra superlativos para falar da Praia que está a festejar os 159 anos da sua elevação a cidade e o Dia do Município. Nas palavras do autarca, Praia está neste momento num ponto de inflexão. “Se até agora estava a crescer num ritmo mais ou menos lento, nos próximos dois ou três anos a Praia vai dar um salto enorme”, anuncia.   Também neste número, a reportagem: Jovens…
quarta, 17 maio 2017 08:23
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com os oficiais de justiça: Veto presidencial dá origem a braço de ferro entre governo e sindicato. O Veto Presidencial ao novo estatuto dos oficiais de justiça das secretarias judiciais e do Ministério Público remeteu o diploma para um impasse, com o governo a afirmar que não poderá ceder na exigida atribuição de um subsídio de exclusividade à classe. Além de discordar da alegada “violação do princípio de igualdade”, o esforço orçamental seria problemático o precedente aberto teria efeitos nefastos. O Sindicato Nacional dos Oficiais de Justiça reagiu, rebatendo os argumentos do executivo e…
quarta, 10 maio 2017 18:31
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Luís Vasconcelos Lopes, CEO da IMPAR e PCA do BCN: “Um banco com o DNA do sector privado”. Reforçar a ligação entre banca e seguros, melhorar as condições de acesso ao crédito para empresas e particulares estão entre as ambições do renovado Banco Cabo-Verdiano de Negócios (BCN), agora detido maioritariamente pela IMPAR, depois de concluído o negócio com o BANIF. Um novo capítulo na história de um banco que se reposiciona destacando a matriz cabo-verdiana e a ligação accionista ao tecido empresarial nacional. Luís Vasconcelos Lopes é o…
quarta, 03 maio 2017 00:35
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com o primeiro ano do parlamento, e traz os balanços do Presidente da Assembleia Nacional, dos líderes parlamentares do MpD e PAICV, Rui Figueiredo Soares e Janira Hopffer Almada, e do presidente da UCID e deputado António Monteiro.   Também neste número, Adolescentes e sexo: Entre a inocência roubada e a pressa de viver. Em Fevereiro passado era notícia o caso de uma criança de 13 anos, na ilha do Fogo, abusada sexualmente e engravidada. O ICCA tinha denunciado a situação ao Ministério Público em Janeiro e seguia o caso de perto…
quarta, 26 abril 2017 01:31
0

Expresso das Ilhas

Top Desktop version