Expresso das Ilhas

Switch to desktop Register Login

Edição Impressa

Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com uma entrevista a Wladimir Brito, a propósito dos 25 anos da Constituição da República de Cabo Verde: “Esta é uma Constituição de dignidade e liberdade da pessoa humana”. Para Wladimir Brito, autor da Constituição da República de Cabo Verde, há princípios sagrados que devem guiar os povos e as nações: a dignidade e a liberdade.” Numa entrevista que tem como ponto de partida os 25 anos da Magna Carta, faz-se o balanço e olham-se algumas questões da actualidade nacional. Temas que extravasam o texto constitucional, mantendo porém a conexão que as…
quarta, 13 dezembro 2017 00:19
1
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com o hub aéreo de Cabo Verde: Daqui para onde? O hub aéreo com base no Sal vai começar a funcionar no início do próximo ano, como anunciou o PCA da TACV, José Sá Nogueira, à margem da conferência “Gestão Integrada e Conectividade no Sistema HUB”, que decorreu em Santa Maria. Objectivo? Ligar África, Europa, América do Sul e América do Norte. E até 2022, o hub aéreo cabo-verdiano deverá estar totalmente operacional, pelo menos é essa a visão da TACV/Loftleidir Icelandic, um novo modelo de negócios que quer transferir os passageiros…
terça, 05 dezembro 2017 23:56
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao antigo Presidente da República Pedro Pires, a propósito da descida de Cabo Verde no índice Mo Ibrahim: Devemos ter em conta que os outros países podem fazer melhor do que nós. A publicação a semana passada do relatório do Índice Ibrahim de Governação Africana 2017 no qual Cabo Verde cai para a quarta posição deu mote a esta conversa com o ex-Chefe de Estado. O Prémio Ibrahim para a Excelência na Liderança Africana de 2011 tece considerações sobre os indicadores em que Cabo Verde desacelerou nos últimos cinco…
quarta, 29 novembro 2017 00:14
2
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao Ministro das Finanças Olavo Correia: Continuar política económica do PAICV era “estratégia suicida”. Antes de o Orçamento do Estado ser apresentado e votado na Assembleia Nacional o ministro das Finanças, Olavo Correia, diz nesta entrevista que o governo confia que este é um “Orçamento para resolver alguns dos problemas estruturais com que o país se confronta neste momento” e que quer um sector privado cada vez mais forte e menos dependente do Estado. Ainda assim, avisa, é preciso encontrar “os incentivos correctos para empoderar o sector privado cabo-verdiano”.…
terça, 21 novembro 2017 23:21
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a troca de argumentos entre José Maria Neves e Olavo Correia sobre a TACV. Tudo começou com as críticas feitas, na segunda-feira, pelo antigo Primeiro-ministro à forma como o negócio da TACV tem vindo a ser gerido pelo governo. Num texto publicado na rede social Facebook, o ex-governante critica a falta de informação e de debate público em torno dos negócios. A resposta do ministro das finanças não tardou: “na bancada todos têm opinião. O Sr. José Maria Neves esteve 15 anos para fazer aquilo que devia fazer e não fez.…
quarta, 15 novembro 2017 02:04
3
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a reportagem sobre a seca em Santiago: Ai se em Novembro chovesse. Longe dos tempos em que um ano de seca significava a calamidade das mortandades ditadas pela fome e a emigração massiva para fora do país, ainda assim o país enfrenta nos próximos tempos desafios impostos pelo mau ano agrícola que veio deixar milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Parceiros internacionais já anunciaram apoio ao governo para implementação do seu plano de emergência. No interior de Santiago onde estivemos, e em outros pontos do país, a população pede urgência…
quarta, 08 novembro 2017 02:31
3
Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Abraão Vicente, Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas que se mostra confiante de que assim que o Festival Morabeza se consolidar, vai-se tornar num grande encontro da literatura lusófona. Nesta entrevista Abraão Vicente dá resposta às críticas surgidas à volta da atribuição da montagem do festival a uma empresa estrangeira e a não participação de alguns autores cabo-verdianos. Nas suas palavras, o que nunca foi feito pode nascer com defeitos, mas não é por isso que deixamos de o fazer. “É lamentável que insistamos no erro, em…
terça, 31 outubro 2017 17:30
1
  Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. Crescer a uma média de 7% obriga a reformas que estão já a ser implementadas, defende Ulisses Correia e Silva que garante estar com “expectativas positivas no sentido de melhorarmos o ambiente de negócios para atrairmos mais investimento directo estrangeiro” para Cabo Verde. O Primeiro-ministro garante também, nesta entrevista, que as reformas levadas a cabo na TACV vão dar à empresa novos rumos e novos céus. Quanto a possíveis alterações na estrutura governamental, o Primeiro-ministro recusa-se a trazer o tema para a…
quarta, 25 outubro 2017 17:25
0
Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Janine Lélis, ministra da Justiça e Trabalho. A poucos dias do Debate sobre o Estado da Justiça, a ministra da tutela não usa eufemismos: A justiça que temos em Cabo Verde não satisfaz. Assumindo que quem tem de responder pelas políticas de Justiça é o seu Ministério, Janine Lélis fala das fragilidades do sistema e da necessidade de uma revisão constitucional e diferentes alterações ao quadro legal vigente. Analisando números e as estatísticas apresentadas nos relatórios dos Conselhos Superiores, a ministra demonstra ainda que o principal problema da…
quarta, 18 outubro 2017 02:48
1
  Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro. Político experiente, veste desde o início do ano a pele de diplomata. À frente de uma das mais importantes representações diplomáticas de Cabo Verde, Eurico Monteiro quer revolucionar a prestação dos serviços consulares. Promete emitir passaportes em pouco mais de uma semana, levar o consulado a comunidades distantes da capital e desmaterializar processos. Enquanto isso, garante mais e melhor atenção aos doentes evacuados e prepara a Embaixada para ser o front office da diplomacia económica.   Destaque também para…
quarta, 11 outubro 2017 04:02
0
Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com o caso dos manuais escolares aprovados para o novo ano lectivo. Palavras mal escritas. Palavras em língua estrangeira. Contas erradas. Formas geométricas com nomes trocados. Estes são apenas alguns dos erros encontrados nos novos manuais escolares que o Ministério da Educação introduziu neste novo ano lectivo no 1º ciclo. A instituição diz que os manuais são experimentais e que já previra a necessidade de inputs para melhorá-los. A oposição responde que os erros colocam o país em ridículo, exige retirada dos manuais e ainda a demissão da directora nacional de Educação.…
quarta, 04 outubro 2017 00:01
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Benfeito Ramos Mosso: “Temos uma Constituição que honra a nação cabo-verdiana”. A Constituição de 1992, na sua essência, não carece ser alterada, porque acabou por absorver um consenso da sociedade cabo-verdiana e entre as forças políticas. Trata-se de uma Constituição generosa em matéria de direitos fundamentais e que concebe um sistema de governo que tem funcionado sem sobressaltos. Nestes termos sintetiza Benfeito Ramos as virtudes da Constituição entrada em vigor a 25 de Setembro em 1992 e que completou justamente no dia 25, 25 anos de vigência. O…
quarta, 27 setembro 2017 00:17
0
  Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Luís Teixeira, PCA do CERMI: Energias renováveis estão a ser desaproveitadas. O mercado das energias renováveis está a ser desperdiçado quando as vantagens são muitas não só para o consumidor final como para o Estado que poderia poupar na compra de combustíveis fosseis. Quem o diz é Luís Teixeira, PCA do CERMI, Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial, nesta conversa com o Expresso das Ilhas. Mas há outros problemas que afectam a produção e distribuição de energia: as perdas por falhas técnicas e roubo de electricidade…
quarta, 20 setembro 2017 01:50
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista à Ministra da Educação, Maritza Rosabal: "Queremos tornar a escola pública a melhor das escolas.  Uma escola que todas as crianças possam frequentar". A 18 de Setembro iniciam as aulas no ensino básico e secundário. O novo ano lectivo traz muitas novidades, com a introdução de várias medidas anunciadas no programa do Governo para a legislatura. A Ministra da Educação, Maritza Rosabal, respondeu ao Expresso das Ilhas sobre estas inovações mas também sobre velhas questões que persistem.   Também neste número, Geração smartphone: Solitariamente conectados. Vivem agarrados ao Smartphone,…
quarta, 13 setembro 2017 02:29
0
  Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com o paludismo: 160 infectados na Praia e casos não param de aumentar. Em declarações à comunicação social, a delegada de saúde da Praia, Ulardina Furtado disse que não se poder falar em falhas que permitiram a expansão da doença: “Estamos a fazer estudos e a analisar para ver o que é que aconteceu. O trabalho de luta anti vectorial é feito diariamente. Portanto, é uma rotina da Delegacia de Saúde. Convém falar, sim, em  estratégias, ou seja, se há necessidade de se mudar de estratégias. É bastante importante discutir a…
quarta, 06 setembro 2017 01:32
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Jorge Maurício, PCA da ENAPOR: “O objectivo é uma concessão com um parceiro comercialmente forte”. Cabo Verde depende do mar. Nessa relação entre terra e o oceano, a ENAPOR é, há 35 anos, um intermediário fundamental. Uma das maiores empresas do país, com presença de Santo Antão à Brava, a ENAPOR garante a operacionalidade da rede nacional de portos, estruturas fundamentais para o transporte de mercadorias e passageiros entre as ilhas e imprescindíveis na ligação do arquipélago ao mundo. Mais recentemente, os portos tornaram-se elementos centrais na estratégia…
quarta, 30 agosto 2017 00:07
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Faustino Varela Monteiro, presidente da Comissão Nacional de Protecção de Dados: A garantia da privacidade das pessoas é um desafio constante. A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) é uma entidade administrativa independente, que tem por missão controlar e fiscalizar o cumprimento das disposições legais e regulamentares em matéria de protecção de dados pessoais, em rigoroso respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades e garantias consagradas na Constituição e na lei. A CNPD é composta por três personalidades de reconhecida competência e integridade moral, eleitos pela Assembleia…
quarta, 23 agosto 2017 01:59
2

Expresso das Ilhas

Top Desktop version