Expresso das Ilhas

Switch to desktop Register Login

Edição Impressa

  Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro. Político experiente, veste desde o início do ano a pele de diplomata. À frente de uma das mais importantes representações diplomáticas de Cabo Verde, Eurico Monteiro quer revolucionar a prestação dos serviços consulares. Promete emitir passaportes em pouco mais de uma semana, levar o consulado a comunidades distantes da capital e desmaterializar processos. Enquanto isso, garante mais e melhor atenção aos doentes evacuados e prepara a Embaixada para ser o front office da diplomacia económica.   Destaque também para…
quarta, 11 outubro 2017 04:02
0
Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com o caso dos manuais escolares aprovados para o novo ano lectivo. Palavras mal escritas. Palavras em língua estrangeira. Contas erradas. Formas geométricas com nomes trocados. Estes são apenas alguns dos erros encontrados nos novos manuais escolares que o Ministério da Educação introduziu neste novo ano lectivo no 1º ciclo. A instituição diz que os manuais são experimentais e que já previra a necessidade de inputs para melhorá-los. A oposição responde que os erros colocam o país em ridículo, exige retirada dos manuais e ainda a demissão da directora nacional de Educação.…
quarta, 04 outubro 2017 00:01
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Benfeito Ramos Mosso: “Temos uma Constituição que honra a nação cabo-verdiana”. A Constituição de 1992, na sua essência, não carece ser alterada, porque acabou por absorver um consenso da sociedade cabo-verdiana e entre as forças políticas. Trata-se de uma Constituição generosa em matéria de direitos fundamentais e que concebe um sistema de governo que tem funcionado sem sobressaltos. Nestes termos sintetiza Benfeito Ramos as virtudes da Constituição entrada em vigor a 25 de Setembro em 1992 e que completou justamente no dia 25, 25 anos de vigência. O…
quarta, 27 setembro 2017 00:17
0
  Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Luís Teixeira, PCA do CERMI: Energias renováveis estão a ser desaproveitadas. O mercado das energias renováveis está a ser desperdiçado quando as vantagens são muitas não só para o consumidor final como para o Estado que poderia poupar na compra de combustíveis fosseis. Quem o diz é Luís Teixeira, PCA do CERMI, Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial, nesta conversa com o Expresso das Ilhas. Mas há outros problemas que afectam a produção e distribuição de energia: as perdas por falhas técnicas e roubo de electricidade…
quarta, 20 setembro 2017 01:50
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista à Ministra da Educação, Maritza Rosabal: "Queremos tornar a escola pública a melhor das escolas.  Uma escola que todas as crianças possam frequentar". A 18 de Setembro iniciam as aulas no ensino básico e secundário. O novo ano lectivo traz muitas novidades, com a introdução de várias medidas anunciadas no programa do Governo para a legislatura. A Ministra da Educação, Maritza Rosabal, respondeu ao Expresso das Ilhas sobre estas inovações mas também sobre velhas questões que persistem.   Também neste número, Geração smartphone: Solitariamente conectados. Vivem agarrados ao Smartphone,…
quarta, 13 setembro 2017 02:29
0
  Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com o paludismo: 160 infectados na Praia e casos não param de aumentar. Em declarações à comunicação social, a delegada de saúde da Praia, Ulardina Furtado disse que não se poder falar em falhas que permitiram a expansão da doença: “Estamos a fazer estudos e a analisar para ver o que é que aconteceu. O trabalho de luta anti vectorial é feito diariamente. Portanto, é uma rotina da Delegacia de Saúde. Convém falar, sim, em  estratégias, ou seja, se há necessidade de se mudar de estratégias. É bastante importante discutir a…
quarta, 06 setembro 2017 01:32
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Jorge Maurício, PCA da ENAPOR: “O objectivo é uma concessão com um parceiro comercialmente forte”. Cabo Verde depende do mar. Nessa relação entre terra e o oceano, a ENAPOR é, há 35 anos, um intermediário fundamental. Uma das maiores empresas do país, com presença de Santo Antão à Brava, a ENAPOR garante a operacionalidade da rede nacional de portos, estruturas fundamentais para o transporte de mercadorias e passageiros entre as ilhas e imprescindíveis na ligação do arquipélago ao mundo. Mais recentemente, os portos tornaram-se elementos centrais na estratégia…
quarta, 30 agosto 2017 00:07
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Faustino Varela Monteiro, presidente da Comissão Nacional de Protecção de Dados: A garantia da privacidade das pessoas é um desafio constante. A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) é uma entidade administrativa independente, que tem por missão controlar e fiscalizar o cumprimento das disposições legais e regulamentares em matéria de protecção de dados pessoais, em rigoroso respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades e garantias consagradas na Constituição e na lei. A CNPD é composta por três personalidades de reconhecida competência e integridade moral, eleitos pela Assembleia…
quarta, 23 agosto 2017 01:59
2
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao Embaixador José Manuel Pinto Teixeira: Cabo Verde tem de continuar a ser visível junto da União Europeia. O embaixador da União Europeia em Cabo Verde acaba o mandato no dia 1 de Setembro. Nestes cinco anos no arquipélago deu-se o impulso à Parceria Especial, assinou-se o acordo da Parceria para a Mobilidade, continuou-se a financiar a ajuda pública ao desenvolvimento, houve remessas extraordinárias para fazer face a catástrofes naturais. José Manuel Pinto Teixeira nunca foi um homem de consensos nem nunca fugiu a falar do que achava que…
quarta, 16 agosto 2017 01:50
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Aruna Handem, Administrador Executivo do NOSi: “Não basta dizer que queremos uma economia digital”. Quais os desafios que se colocam hoje ao desenvolvimento de uma economia digital em Cabo Verde, particularmente a sua sustentabilidade, a cyber-criminalidade, a confiabilidade e robustez do “Sistema” de governação electrónica, a dependência tecnológica, ou a participação do sector privado. E como é que estes estímulos se ligam à aposta que Cabo Verde quer realizar na promoção de uma economia dinâmica, competitiva e inovadora para gerar emprego qualificado e promover as exportações? Para analisar…
quarta, 09 agosto 2017 00:04
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco. Olavo Correia, ministro das finanças, foi ouvido e revelou que na gestão do Novo Banco “havia irregularidades graves” e que os recursos “dos contribuintes estavam a ser delapidados”. Para o governante, os sinais de que o “banco nasceu torto” eram evidentes desde o início e acusou o anterior governo de nada fazer para evitar o descalabro da instituição que acabou com o anúncio, em Março, da sua resolução financeira.   Também neste número, Orçamento Participativo: Porta (entre)aberta à participação cidadã. Pela primeira vez…
quarta, 02 agosto 2017 01:06
2
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Paulo Rocha, Ministro da Administração Interna: Quando o bem ocupa um lugar, o mal não tem espaço. O Governo, no programa para a IX legislatura, assumiu a determinação em desenvolver “uma política de segurança focada no homem, que a aborde de uma perspectiva global e integrada”. Na resolução do Conselho de Ministros nº 75/2016, de 14 de Outubro, o executivo reconheceu como prioritária, a definição de um quadro de medidas de intervenção que possam tocar não apenas nos fenómenos criminais que afectam o País, mas nas suas mais…
quarta, 26 julho 2017 01:22
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Bernardino Delgado, o novo presidente do Conselho Superior de Magistratura Judicial: “Vamos trazer o funcionamento dos tribunais para o centro do debate público”. Promover a formação dos magistrados e funcionários, organizar as secretarias judiciais, fiscalizar a prestação jurisdicional através de um corpo de inspetores, monitorizar de forma regular, a operacionalidade dos tribunais através de dados tratados trimestralmente, dinamizar o sistema de informatização dos tribunais, visando no seu conjunto aumentar a eficácia e eficiência dos tribunais são os grandes objectivos traçadas pelo recém-empossado presidente do CSMJ. A meta, como…
quarta, 19 julho 2017 17:57
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a David Gomes, Presidente do Conselho de Administração da ANAC: Enfrentámos um dos monopólios mais bem montado do mundo. Depois de uma década à frente da ANAC, e com uma vasta experiência prévia na área da regulação e das tecnologias (foi Director Geral das Comunicações, Membro da Comissão Instaladora da Agência Multissectorial de Regulação, Administrador da Agência Multissectorial de Regulação (sectores: água, energia, transportes públicos de passageiros, comunicações, Presidente Interino e Administrador do Instituto das Comunicações e Tecnologias de Informação e Presidente do Conselho de Administração, interino da Agência…
quarta, 12 julho 2017 02:22
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Paula Carioca Directora-Geral da UNITEL T+: O mercado das telecomunicações não tem igualdade nem transparência. Em Cabo Verde há dez anos, no seguimento da liberalização do mercado das telecomunicações, a UNITEL T+ quer dar passos mais ambiciosos, quer crescer a oferta de serviços para o mercado cabo-verdiano, mas diz-se coarctada pela CVT, que gere as infra-estruturas, diz, tendo sempre em vista os seus interesses retalhistas. Para Paula Carioca, Directora-Geral da empresa detida em 100 por cento pela empresária angolana Isabel dos Santos, este é o momento de viragem…
terça, 04 julho 2017 03:14
0
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a José Luís Livramento Presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde Telecom: Estamos a preparar uma nova CV Telecom e nada será como antes. A falta de oficialização do contrato de concessão das infra-estruturas continua a ser uma incerteza para a CV Telecom, apesar de haver já um memorando de entendimento, assinado há mais de um ano que prolonga essa concessão por mais 15 anos. Em conversa com o Expresso das Ilhas, José Luís Livramento, PCA da companhia cabo-verdiana de comunicações, não acredita que o governo queira voltar atrás…
quarta, 28 junho 2017 02:06
1
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a concertação social: Compromisso para o crescimento e emprego. Governo, sindicatos e patronato assinaram, na segunda-feira, o Acordo estratégico de Médio Prazo em sede de Concertação Social. No documento está prevista a entrada em vigor do subsídio de desemprego e o aumento gradual, até 2021, do ordenado mínimo nacional.   Também neste número, José Luís Jesus reeleito juiz do Tribunal Internacional do Direito do Mar. Membro da instituição há quase duas décadas, e que chegou a presidir entre 2008 e 2011, o diplomata cabo-verdiano diz que os conhecimentos que foi adquirindo…
quarta, 21 junho 2017 01:24
0

Expresso das Ilhas

Top Desktop version