Cabo Verde acorda linha de crédito de quase 55 milhões de contos com Afreximbank

Cabo Verde acordou com o Banco Africano de Importação e Exportação (Afreximbank) a abertura de uma linha crédito de quase 55 milhões contos para financiamento a empresas e investidores cabo-verdianos, segundo informação oficial.

O anúncio do acordo surge na sequência da realização, na semana passada, na ilha do Sal, de um seminário daquela instituição bancária, que reuniu cerca de 200 participantes.

A linha de crédito, que poderá atingir os 55 mil milhões de escudos, representa cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, visa "ultrapassar os constrangimentos de financiamento" com que de debatem empresários e investidores.

Segundo o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, a assinatura do acordo vem criar as condições para que "os investimentos de empresas e empreendedores cabo-verdianos, em sectores estruturantes para o país, como o turismo, agro-indústria, transportes, se possam transformar em realidade, ultrapassando as limitações de financiamento do mercado financeiro".

O montante estará disponível nos próximos tempos, exigindo "apenas bons projectos e modelos de negócio viáveis", segundo o Governo.

O Afreximbank foi criado em 1993 e Cabo Verde conta-se entre os seus membros fundadores.

terça, 14 novembro 2017 10:14