Federação Cabo-verdiana de Natação já está criada

A Federação Cabo-verdiana de Natação (FECAN) já está oficialmente  instituída. A organização desportiva pretende participar na definição da política desportiva nacional, tendo como seu primeiro presidente eleito o economista Avelino Bonifácio.

Segundo a Inforpress, a criação da federação aconteceu durante a assembleia constitutiva, realizada no último sábado, na sede do Comité Paralímpico de Cabo Verde, na cidade da Praia. O evento contou com a presença de 15 membros fundadores de entre os representantes das quatro  associações regionais de natação de Cabo Verde.

Nos termos estatutário, a FECAN tem o objectivo de  dirigir, promover, incentivar e regulamentar a prática de natação no país;  defender, promover e representar os direitos e interesses dos seus associados, prestar serviços ou criar instituições para esse efeito e representar a modalidade dentro e fora do país.

Tem ainda o papel de estabelecer e manter relações com as organizações estrangeiras e internacionais, assegurar a sua filiação nesses organismos, organizar anualmente campeonatos nacionais e outras provas consideradas convenientes à expansão e desenvolvimento da natação no País.

Constituem ainda a obrigação da FECAN, organizar e patrocinar provas internacionais oficiais, prestando assistência aos clubes e atletas que nelas participam e, estabelecer e manter relações com todas as entidades que promovam, patrocinem e desenvolvam a promoção e programação da natação noutras áreas, visando a massificarão da modalidade.

A assembleia constitutiva  da FECAN foi marcada ainda pela aprovação dos estatutos, por votos unânimes dos membros presentes, sendo que a eleição dos órgãos sociais foi feita por votos directos.

terça, 14 novembro 2017 07:51