Cabo Verde eleito membro do Conselho Executivo da Organização Regional Antidopagem da África

Cabo Verde foi eleito ontem membro do Conselho Executivo da Organização Regional Antidopagem (ORAD) da África, no decorrer da 12ª reunião do Conselho da África Zona 2 e 3, que se realiza em Dakar, Senegal.

A eleição decorreu esta quarta-feira, 11, no primeiro dia da reunião do Conselho, onde se afinam as estratégias comuns do combate ao “doping” no desporto a nível do continente africano.

O arquipélago esteve representado nesta reunião pelo presidente da Organização Nacional Antidopagem (ONAD-CV), Emanuel Passos, que passa a ocupar o cargo de tesoureiro da referida organização, por um mandato de dois anos.

Esta reunião electiva, segundo um comunicado de imprensa da ONAD-CV, contou com a representação dos países da Zona II e III de África e da Agência Mundial Antidopagem (AMA). O objectivo foi apresentar o relatório de actividades dos países membros da ORAD, o balanço patrimonial e das bolsas de controlo de dopagem de 2017, bem como, discutir a necessidade de implementação de um plano de distribuição de controlo de dopagem.

Adicionalmente, explica a nota, a reunião do Conselho serviu para discutir o engajamento dos Governos e Comités Olímpicos nos programas da ORAD discutir e aprovar o plano estratégico e operacional 2018-2019.

O presidente da ONAD-CV, Emanuel Passos, assegurou neste encontro que Cabo Verde tem estado em conformidade com as leis internacionais quanto às questões ligadas à dopagem.

Cabo Verde, recorde-se, é um dos países membros de pleno direito da UNESCO e um dos signatários da convenção mundial da luta contra o doping no desporto.

quinta, 12 outubro 2017 16:48