Expresso das Ilhas

Switch to desktop Register Login

Cultura

O grupo musical Ferro Gaita está na China desde 25 de Abril até 4 de Maio, para três shows. A primeira actuação acontece hoje, na cidade de Qingdao.  
quarta, 26 abril 2017 16:23
0
A iniciativa chama-se “Saniclau na Praia” e parte de naturais desta ilha que vivem na capital e querem promover a sua cultura.
quarta, 26 abril 2017 15:17
0
A projecção do filme "Cônsul de Bordéus" e a apresentação da co-produção luso-cabo-verdiana "Os dois irmãos", que está a ser gravada em Cabo Verde, assinalam terça-feira, na cidade da Praia, o 43º aniversário da revolução de 25 de Abril.
segunda, 24 abril 2017 07:39
0
Já tem data o Festival Literatura-Mundo do Sal (FLMSal) que Cabo Verde irá acolher este ano. De 06 a 09 de Julho, a ilha do Sal recebe o evento que pretende inscrever o país na rota da Literatura- Mundo. A Rosa de Porcelana, que assume a organização científico-cultural, está em processo de afinação dos detalhes do evento que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Sal e a ASA. Da logística à programação, entre os aspectos já definidos estão a identidade visual do projecto e o logo. Com o escritor português José Luis Peixoto como curador, o FLMSal…
sábado, 22 abril 2017 11:43
2
Os livros vão inundar o Jardim da Presidência, de 23 a 30 de Abril, num evento que visa trazer o incentivo à  leitura para o centro da agenda e desígnios nacionais. Durante a Semana da Leitura, que marca o arranque da iniciativa presidencial “Ler Mais, Saber Mais”, serão discutidos diversos aspectos relacionados com o tema, estando ainda prevista uma Feira do Livro, com a presença de vários escritores.
sexta, 21 abril 2017 18:36
0
Salvaguardar o património e promove-lo. O Governo aprovou ontem em conselho de ministros uma resolução que cria a Comissão de Acompanhamento para Salvaguarda e Promoção da Cidade Velha enquanto Património da Humanidade. Também o ex-Campo de Chão Bom (Tarrafal), cujo dossier de candidatura começa a ser preparado, ganha o Grupo de Acompanhamento para Salvaguarda e Promoção do ex-campo de Tarrafal.
sexta, 21 abril 2017 15:46
0
Como são os hábitos de leitura dos Cabo-verdianos? Lêem assim tão pouco como se diz? E que mecanismos podem ser usados para fomentar o gosto pelo livro? Foram estas as questões-base colocadas a várias personalidades ligadas, por diferentes laços, ao livro e promoção da leitura. Em suma: há que repensar a dinâmica que se move em torno do livro, apontam os entrevistados. Ora veja. Boa leitura… Não há dados sobre os hábitos de leitura dos cabo-verdianos. Ou melhor, se os há, não se conhecem. Mas há percepções de quem, de perto, lida com livros e com a questão da leitura.…
sábado, 22 abril 2017 06:03
0
Decorre desde domingo, 15 de Abril, na Galeria Arte Periférica, em Portugal a exposição de pintura “Mundo Onírico” do artista plástico mindelense, Tchalê Figueira.  As obras do artista plástico mindelense figuram em várias colecções privadas e museus internacionais. Em Janeiro deste ano, Tchalê Figueira apresentou a exposição “War is Stupid”, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Praia.  As obras da exposição de pintura “Mundo Onírico” ficarão patentes ao público até o dia 13 de Maio. Tchalê Figueira nasceu na ilha de São Vicente em 1953. Viveu em Basel, na Suíça, onde concluiu, em 1979, o curso de Belas Artes na Basel…
sábado, 22 abril 2017 06:51
0
Um laboratório para analisar a história do locus e questionar a realidade e as experiências que aí coexistem. Desde o dia 08 e até o próximo dia 6 de Maio o antigo Campo de Concentração de Chão Bom, Tarrafal, acolhe o projecto artístico A Glimmer of Freedom. Uma curadoria que resulta em várias manifestações artísticas instaladas ou perfomatizadas na ex-colónia penal com vista a, mais do que uma revisitação da história, uma releitura e ressignificação do espaço. No sábado de abertura ao público das exposições e performances resultantes de vários meses de trabalho artístico, entre o público que aguardava os…
domingo, 23 abril 2017 06:48
0
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – este ano sob o signo de Património e Turismo Sustentável – foi a data escolhida pela Rosa de Porcelana Editora para lançar o seu mais recente título, que inaugura a colecção Ponto Cardeal. “Cabo Verde – O Despertar de Darwin”, da autoria de António Correia e Silva e Zelinda Cohen, surge com o propósito de aproveitar o património histórico nacional para a aposta numa nova faceta do turismo. Percorrer Santiago a partir de uma perspectiva histórica, refazendo os caminhos de Charles Darwin no sul da ilha onde fez a primeira escala da…
domingo, 23 abril 2017 10:47
0
A cantora Fantcha esteve na cidade da Praia, onde actuou no showcase do Atlantic Music Expo. Na entrevista gravada na véspera do evento a cantora recordou a Diva dos Pés Descalços a quem dedicou o seu mais recente álbum, “Nos Caminhada”.   Estás na Praia para participar no AME-2017. O que significa este convite? Fantcha – Profissionalmente significa muito para mim poder participar nesta edição do AME. Pessoalmente é também uma alegria estar no meu país e poder compartilhar com todo o povo cabo-verdiano o meu novo trabalho discográfico “Nos Caminhada”. Para mim é uma honra poder estar aqui e…
sábado, 22 abril 2017 06:25
0
O conceituado fotógrafo e curador sul-africano John Fleetwood será o formador da edição deste ano da residência artística Catchupa Factory – Novos Fotógrafos, que acontece em Mindelo de 3 a 17 de Maio. A organização já tem também a lista dos fotógrafos seleccionados para as duas semanas de formação e produção.
quinta, 20 abril 2017 16:42
0
Depois de Lisboa, o livro ilustrado “Tufas, a Princesa Crioula – aprendendo as palavras mágicas” do escritor e jornalista Odair Varela será apresentado na cidade da Praia.  
quinta, 20 abril 2017 15:39
0
Dança contemporânea, danças urbanas e tradicionais. Muita dança e alguma conversa pelo meio. Sobre dança. Praia assinala por estes dias com uma série de iniciativas o Abril, Mês da Dança. O Palácio da Cultura Ildo Lobo será o palco principal. O lema: "Mais Dança, Menos Álcool".
quarta, 19 abril 2017 14:04
0
" Património Cultural e Turismo Sustentável"  foi o lema escolhido para assinalar este ano o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, data criada com o fim de promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património. A efeméride, que se comemorou terça-feira, também serve para alertar para a necessidade da sua conservação e protecção.
quarta, 19 abril 2017 10:55
1
Comemora-se hoje o Dia Internacional de Monumentos e Sítios e para assinalar a data o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas promove na Praia, Cidade Velha e em Tarrafal de Santiago algumas actividades. 
terça, 18 abril 2017 15:24
0
Pat Thomas e Kwashibu Area Band encerraram a última noite do Kriol Jazz Festival com o público eufórico a pedir “bis”. Foi assim mais uma edição de um dos eventos mais aguardado na capital do país, que levou para o palco artistas e ritmos do mundo.
segunda, 17 abril 2017 09:31
0

Expresso das Ilhas

Top Desktop version